TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do Capítulo 13 “O Clima e o homem” Ayoade

Por:   •  7/12/2021  •  Resenha  •  1.038 Palavras (5 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 5

Resumo do Capítulo 13 “O Clima e o homem” Ayoade

O homem influencia o clima e suas mudanças por meio de inúmeras atividades como: agricultura, agropecuária, industrias e assim por diante e o clima afeta o homem de numerosas maneiras. Antes quando a humanidade não possuía um amplo conhecimento de inúmeras tecnologias e ciências o clima exercia sobre ele um maior controle, ao longo do tempo com o aumento populacional o homem foi desenvolvendo técnicas, tecnologias, equipamentos, forma aprimorando as ciências e com isso se pode perceber que o homem pode aumentar a influência ao clima terrestre. A Interferência da humanidade no clima geralmente atinge uma escala local, porém gera várias redes de acontecimentos climáticos que afetam o globo inteiro. Por isso é de suma importância a humanidade conviver em equilíbrio com o clima. Afeta os processos geomorfológicos, a formação dos solos, os organismos vivos como o desenvolvimento e crescimento das vegetações e os seres humanos já que as principais bases da vida (água, ar e alimentos) se encontram subordinadas ao clima.

A relação da humanidade com o clima está tão entrelaçada que as moradias, as vestimentas que os homens criaram foram influenciados e feitas em grande parte por conta do clima, pois o objetivo delas é proporcionar a um maior conforto fisiológico, se proteger de tempestades, chuvas, calor, frio, animais selvagens, etc. As inúmeras atividades financeiras da humanidade são levadas pelo clima em diversos graus. Tais como a agricultura, agropecuária, pesca, comunicação, comercio, indústria, transporte. Mencionando apenas algumas das inúmeras atividades econômicas influenciadas pelo clima e essa influencias podem prejudicarem ou serem vantajosas, o clima e o tempo podem ser para o homem um benefício, tais como chuva, vento, luminosidade e nebulosidade ou maléficas tais como secas, tempestades, enchentes e vendavais. Por isso o ser humano deve planejar como utilizar os recursos climáticos levando em consideração o uso racional dos efeitos benéficos do tempo e do clima e a prevenção, eliminação e minimização dos efeitos maléficos, as quantidades e intensidade de recursos devem ser sabidamente utilizados antes de serem considerados bens a serem esbanjados de qualquer maneira. Para evitar que o clima prejudique o desenvolvimento de algumas atividades econômicas o homem interfere no clima e no tempo tentando manipula-lo e controla-lo e com isso o homem de maneira errada altera o clima e o tempo geralmente sem mesmo perceber.

A sociedade tem visto o clima principalmente como um fator negativo e o tem ignorado como recurso importante que ele é. A conexão entre o clima e a sociedade dependem dos ajustamentos que as sociedades fazem para estar em equilíbrio com o seu clima. As sociedades são vulneráveis as variações climáticas e as atividades econômicas dos homens podem afetar a harmonia da relação do clima e a sociedade, tornando a sociedade mais vulnerável, ou seja, tornando a sociedade mais passível a sofrer por causas climáticas. Em geral, uma sociedade é mais vulnerável: 1º quanto mais atividade economica depende dos fatores de produção sensíveis ao clima. 2º quanto maior for a vulnerabilidade e a não dependência de certas variáveis climáticas essenciais, como a precipitação e a temperatura. 3º quanto mais baixo for as reservas de alimentos e outros materiais. 4º quanto menor for desenvolvida for a capacidade do seu sistema de transporte em deslocar alimento de áreas de excedentes para áreas de déficit. 5º quanto menor estiver a sociedade para lidar com impactos climáticos adversos.

O clima afeta o comportamento, a energia e a saúde da humanidade, quando o tempo e o clima mudam, os organismos sentem as mudanças por exemplo algumas doenças ocorrem por causa do clima em tempos variados. Os elementos do clima que afetam diretamente as funções fisiológicas do homem são: a radiação, umidade, vento, temperatura e a pressão atmosférica. O conforto dos homens depende principalmente da temperatura, vento e umidade e cada pessoa sente o clima de forma diferente dependendo da idade, vestimenta, etc., porém quando o clima atinge alguns extremos atingem diretamente a saúde das pessoas, temperaturas muito altas causam exaustão, incidência de choque térmico, etc., já temperaturas muito baixas causam, enregelamento, agravam doenças como artrite e sinusite entre outros desconfortos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (38.6 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com