TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teste Nuclear na Coréia do Norte

Por:   •  2/4/2017  •  Projeto de pesquisa  •  2.691 Palavras (11 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 11

INTRODUÇÃO

O trabalho pretende abordar o tema sobre a tensão nuclear vivida na Coreia do Norte. A fabricação e os testes de bombas realizados no país, segundo o governo, visa proteger a integridade e o território norte-coreano. A Coreia do Norte, é um país socialista, e possui um dos regimes mais fechados do planeta e desde o fim da União Soviética (URSS), sua economia entrou em profunda decadência, e necessitando de auxílio humanitário.

O objetivo do grupo em relação ao trabalho, é retratar os cinco testes realizados desde 2006, sendo dois deles em 2016, a insistência em relação a realização de testes da Coreia do Norte, das muitas críticas até mesmo da China sua principal aliada e da posição da ONU e das principais nações do mundo sobre os testes.

A metodologia adotada para o trabalho foi o entendimento do grupo a partir de textos, notícias e vídeos que abordam o tema. O grupo pretende explicar com textos de fácil compreensão a realidade sobre a situação vivida na Coreia do Norte.

LOCALIZAÇÃO, HÍSTORIA, ECONOMIA, REGIME POLÍTICO, COREIA DO NORTE X COREIA DO SUL

A Coreia do Norte é um país socialista, localizado no extremo oriente do continente asiático, banhado pelo Oceano Pacífico. O país vinha alcançando altos níveis de desenvolvimento, graças a URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) que teve seu fim em 1991, motivo pelo qual a economia apresentou um grande declínio, fazendo com que a Coreia do Norte sucumbisse diante da modernização dos países capitalistas sem conseguir se reerguer. Esse país possui um dos regimes políticos mais fechados de todo o planeta. E apesar de toda sua riqueza natural, o país enfrenta muitos problemas socioeconômicos, pois a produção de alimentos é insuficiente para toda sua população, fato que já provocou mais de dois milhões de mortes.

A Coreia constituía um único país, dominados pelos chineses. Em 1910, a China foi derrotada pelo Japão, e passou o domínio do território coreano para os japoneses. Com a derrota do Eixo (Alemanha, Itália e Japão) na Segunda Guerra Mundial, as tropas japonesas foram expulsas do território.

Com o início da Guerra Fria (confronto entre EUA e URSS), em 1948, a Coreia foi dividida em duas partes, conforme o interesse das duas potências mundiais. A Coreia do Sul adotou o capitalismo dos americanos, já a Coreia do Norte, o comunismo. Gerando uma divergência política entre as nações com as ideologias contrárias. Com as divergências políticas, criou-se uma instabilidade, que resultou entre um confronto entre as duas Coreias.

A Guerra da Coreia teve início no dia 25 de junho de 1950, quando a Coreia do Norte invadiu a Coreia do Sul, com o intuito de unificar os países e adotar o socialismo como sistema político. Os EUA enviaram tropas para auxiliar a Coreia do Sul, e a China enviou apoio militar a Coreia do Norte.

Em 1953, foi selado um acordo de paz entre as Coreias. Porém, o conflito não foi resolvido, e ainda gera tensões entre os países, principalmente após os inícios de testes nucleares promovidos pela Coreia do Norte.

Estima-se que entre 1950 e 1953, durante o conflito armado, causou a morte de mais de um milhão de pessoas. Os dois países, apresentam muitas diferenças socioeconômicas, uma vez que a Coreia do Sul, apresenta grande desenvolvimento econômico, e investe muito em industrialização e educação, enquanto a Coreia do Norte necessita de auxílio humanitário já que a produção de alimento no país não consegue suprir sua população inteira e seu setor industrial está em grande declínio.

TENSÃO NUCLEAR

O programa nuclear norte-coreano tem suas raízes na guerra da Coreia, que opôs os norte-coreanos aos sul-coreanos, aliados aos americanos. Na ocasião, estes últimos deixaram a porta aberta à utilização da arma nuclear contra o Norte.

A Coreia do Norte foi signatária do Tratado de não proliferação de armas nucleares (TNP) até 10 de janeiro de 2003, quando se retirou depois de ter sido acusada de conduzir um programa clandestino desde 1989. Depois de várias rodadas de negociação com a participação da Coreia do Sul, Japão, Estados Unidos, Rússia e China, a Coreia do Norte mostrou alguns sinais de mudança nas suas intenções de construir a arma nuclear. Mas, em 9 de outubro de 2006, o país realizou um teste nuclear e, em 25 de maio de 2009, houve um segundo teste, mais potente e sem ambiguidade sobre sua natureza.

A Coreia do Norte investe pesado em armas nucleares e desde 2006 já realizou cinco testes nucleares, só em 2016 foram realizados dois deles, e também testou mísseis de longo alcance, capazes de atingir a costa oeste dos EUA. Acredita-se que a Coreia do Norte tenha uma bomba nuclear, mas para lançar um ataque a outros países, a Coreia teria que produzir uma bomba pequena suficiente para caber em um míssil. A Coreia o Norte diz ter miniaturizado a bomba com sucesso, mas tal fato nunca foi comprovado.

Em janeiro de 2016, realizaram o primeiro teste de uma bomba nuclear de hidrogênio (Bomba G), que é extremamente poderosa.

A tensão nuclear, preocupa os EUA, mas também países próximos como o Japão e a Coreia do Sul.


TESTES NUCLEARES

Desde de 2006, a Coreia do Norte vem realizando testes nucleares por objetivo de proteger sua segurança nacional e soberania contra o Estados Unidos que ficou denominado como seu maior inimigo.

Em 2013 a suspeita levantada pela Coreia do Sul, rival e vizinha da Coreia do Norte após um registro de terremoto de causas artificiais, foi confirmada pela Agência Internacional de Monitoramento de Testes Nucleares, a realização de um novo teste nuclear subterrâneo no território norte coreano, o qual foi chamado de artefato “miniaturizado”. A Coreia confirmou ter conduzido o teste com sucesso.

Antes mesmo da confirmação oficial, líderes internacionais haviam condenado a suposta iniciativa norte coreana, e foi confirmado que um quinto e mais potente teste nuclear foi conduzido com muito sucesso em 2016. O presidente da Coreia do Sul, Park Geun-Hye, classificou que esse teste foi de ato de autodestruição e que expôs a imprudência maníaca do líder Kim Jong-Um da Coreia do Norte.

Tudo que se acreditava era que a Coreia do Norte tinha apenas uma instalação nuclear na cidade de Yongbyon e em 2008 o governou garantiu que destruiria a torre de refrigeração como parte do acordo para o desarmamento nuclear. O Estados Unidos acredita que os nortes coreanos mantém instalações nucleares ocultas, ocorreu a suspeita após o cientista norte americano Slegfried Hecker dizer em 2010 que recebeu informações sobre a existência de uma instalação de enriquecimento de urânio em uma usina oficialmente ligada a geração de eletricidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)   pdf (122.2 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com