TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Organizacional

Trabalho Escolar: Trabalho Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/5/2013  •  517 Palavras (3 Páginas)  •  473 Visualizações

Página 1 de 3

Medida do trabalho em projeto de trabalho

O que é medida de trabalho?

Medida de trabalho é o processo de definição de tempo que um trabalhador qualificado precisa para realizar um trabalho especifico, com um nível definido de desempenho. Embora não seja uma definição muito precisa, é geralmente aceito que um trabalho especificado é aquele para o qual foram feitas especificações que definem a maior parte dos aspectos do trabalho. Um trabalhador qualificado é “aquele que possui s atributos físicos necessários, inteligência, habilidades, educação e conhecimento para desempenhar a tarefa com padrões satisfatórios de segurança, qualidade e quantidade.”

Desempenho padrão é definido como “ a taxa de saída que é atingida por trabalhadores qualificados sem esforço excessivo na média do dia de trabalho, desde que estejam motivados a aplicar-se em seu trabalho”.

Tempo Básico

A terminologia é importante na medida do trabalho. Quando um trabalhador qualificado está trabalhando em um trabalho especificado com um desempenho padrão, o tempo que ele ou ela precisa para realizar o trabalho é chamado de tempo básico para o trabalho. Os tempos básicos são uteis porque são as “bases”da estimativa de tempo. Com os tempos básicos para uma gama de tarefas diferentes, um gerente de produção pode elaborar uma estimativa de tempo para qualquer atividade mais longa composta por essas tarefas. Existem várias técnicas para estabelecer tempos básicos. A mais conhecida é provavelmente o método de estudo de tempo.

Estudo de tempo

O que é estudo de tempo?

É uma técnica de medida do trabalho para registrar os tempos e o ritmo de trabalho para os elementos de uma tarefa especializada, realizada sob condições especificadas, e para analisar os dados de forma a obter o tempo necessário para a realização do trabalho com um nível definido de desempenho”. A técnica constituiu-se de três etapas para obter o tempo básico para os elementos do trabalho:

• Observar e medir o tempo necessário para realizar cada elemento de trabalho;

• Ajustar ou normalizar cada tempo observado;

• Calcular a média dos tempos ajustados para obter o tempo básico para o elemento;

Etapa 1- observar, medir e avaliar

Um trabalho é observado ao longo de diversos ciclos. Cada vez que um elemento do trabalho é realizado, ele é cronometrado. Simultaneamente à observação do tempo, é registrada uma avaliação do desempenho percebido da pessoa que está fazendo o trabalho.

O que é avaliação de ritmo?

É definido como o processo de avaliar a velocidade de trabalho do trabalhador relativamente ao conceito do observador a respeito da velocidade correspondente ao desempenho padrão.

O observador pode levar em consideração , separadamente ou em combinação, um ou mais fatores necessários para realizar o trabalho, como a velocidade do movimento, esforço, destreza, consistência, etc. há diversas formas de registrar a avaliação do observador. A mais comum é uma escala de 100 para representar o desempenho padrão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com