TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Pesquisas Acadêmicas: TRABALHO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/4/2013  •  4.353 Palavras (18 Páginas)  •  713 Visualizações

Página 1 de 18

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

Polo de Rondonópolis /MT

CST em Logística

Comportamento Organizacional

TRABALHO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

RA-413818 Adriano Alves Teixeira

RA-416934 Claudio Jose Da Silva

RA-410245 Simoni Cristina de Oliveira

Comportamento Organizacional.

Prof. Yaeko

Atividade didática apresentada à UNIDERP ANHAGUERA, Curso CST em Logística, disciplina: técnicas de negociação. Sob a orientação da prof. EAD: Eduardo Rondonópolis /MT / Março 2013

TRABALHO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Grupo (A)

413818 Adriano Alves Teixeira

416934 Claudio Jose Da Silva

410245 Simoni Cristina de Oliveira

Cap.01- Definição de comportamento organizacional

1.1- Finalidades de comportamento organizacional

1.2- Sistemas

1.3- Ambiente

1.4- Sistemas abertos

1.5- Sistemas fechados

Cap.02-conseitos de inovação

2.1- As influenciam de inovação nas empresas

Cap.03 - Grupos de trabalhos

3.1- Definições de grupo

3.2- Definições de equipe

3.3- Definições de liderança

3.4- A conquista pela liderança e eficácia

Cap.04- Ferramentas do C.O.

4.1- Definições de conceito de percepção na rate de administra

4.2- Percepções sobre a comunicação

Cap.05- Relatório

5.1- Conclusão

5.2- Bibliografia

Cap. 01 Definição de comportamento organizacional

Comportamento organizacional: é o estudo do comportamento humano no local de trabalho, a interação entre as pessoas e a organização em si. Comportamento organizacional são as ações do individuo na empresa, sua personalidade, atitudes, percepção, aprendizagem e motivação.

As pessoas passam a maior parte de seu tempo vivendo ou trabalhando dentro de organizações, isto gera impacto sobre as vidas e sobre a qualidade de vida dos indivíduos.

Comportamento organizacional é o estudo e a aplicação do conhecimento sobre como as pessoas agem dentro das organizações. Segundo ROBBINS:

“Comportamento Organizacional é um campo de estudo que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de aplicar este conhecimento em prol do aprimoramento da eficácia de uma organização”. (1999: 6)

Assim, explica que a relação entre o indivíduo e sua organização, deve ser desenvolvida para o alcance de um melhor relacionamento organizacional.

Segundo Chiavenato, o comportamento organizacional, refere-se ao estudo de indivíduos e grupos atuando em organizações. Há influência das pessoas e grupos sobre as organizações e, vice-versa, com a influência das organizações sobre as pessoas e grupos.

A cultura, classe social, família, amigos, instituições, experiências e leituras, valores, crenças, atitudes, emoções, competências e motivação são fatores que influenciam o comportamento humano.

O comportamento organizacional aplica o conhecimento obtido sobre as pessoas, os grupos e o efeito de estrutura sobre o comportamento, para fazer com que as organizações trabalhem mais eficazmente.

O comportamento organizacional se preocupa com o estudo do que as pessoas fazem nas organizações e de como esse comportamento afeta o desempenho dessas empresas. O comportamento relativo a funções, trabalho, absenteísmo, rotatividade, produtividade, desempenho humano e administração.

O comportamento organizacional inclui tópicos básicos como motivação, comportamento e poder de liderança, comunicação interpessoal, estrutura e processos de grupos, aprendizado, desenvolvimento de atitudes e percepção, processos de mudanças, conflitos, planejamento do trabalho e estresse no trabalho.••.

1.1- Finalidades de comportamento organizacional

Segundo os autores (Mitchell , Lanson e Robbins)

“O Comportamento Organizacional é o campo de estudo orientado no sentido do desenvolvimento de uma melhor compreensão do comportamento e do uso de tal conhecimento para auxiliar as pessoas a serem mais produtivas e a sentirem-se mais satisfeitas no contexto de uma organização” [Mitchell e Lanson].

Lanson

“O campo de estudo que estuda o impacto dos indivíduos, grupos e estruturas organizativas no comportamento em contexto organizacional com a finalidade de, mediante a aplicação de tais conhecimentos, melhorar a eficácia organizacional” [Robbins].

Por outras palavras o Comportamento Organizacional é a área de estudo que tem como finalidade conhecer e interpretar todas as características individuais e grupais de uma organização, trabalhando-as, interpretando-as e aplicando-as de forma a obter uma melhor prestação da organização a nível produtivo e social.

1.2 - Sistemas

Sistema é um conjunto de elementos inter-relacionados. Assim, um sistema é uma entidade composta de pelo menos dois elementos e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com