TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÍSIO TEIXEIRA, O GRANDE EDUCADOR BAIANO

Pesquisas Acadêmicas: ANÍSIO TEIXEIRA, O GRANDE EDUCADOR BAIANO. Pesquise 790.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2013  •  246 Palavras (1 Páginas)  •  253 Visualizações

Este trabalho tem o propósito de falar sobre o grande desafio de Anísio Teixeira como educador baiano, bem como suas conquistas, desabafos e os tortuosos caminhos pelos quais passou e passa a institucionalização da escola entre nós.

O texto de Jaci Menezestrata-se de uma pesquisa e coleta de informações a cerca da educação na Bahia e trazendo Anísio Teixeira como principal responsável por alguns progressos na educação baiana.

Tendo em vista que este trabalho de pesquisa começa com a Proclamação da República, onde a trajetória percorrida pela escola era vista como condição para a fundação de uma cidadania plena, onde até 1986, só era considerado cidadão brasileiro quem fosse alfabetizado, e por que ainda não se havia conseguido universalizar a escola básica, e a Bahia continuava com um dos mais altos índices de jovens e adultos analfabetos do país e com uma escola “pública”, porém com características seletivas, nas quais muitas pessoas se sentiam impedidas de que reprovavam em grande escala. Escola essa que não oferecia condiçõespara que as pessoas pudessem se educar.

A primeira experiência de Anísio como educador foi no governo de Calmon, quando recém formado como advogado foi convidado para ser Secretário de Educação. Ele propõe e realiza uma reforma do sistema de ensino na Bahia, reforçamdo a implantação do ensino primário de quatro ou três anos na zona rural, ensino primário superior, ensino complementar, preparatório à escola normal; ginásio e sensino secundário, preparatórios ao enssino superior.

Com a crescente industrialização e o crescimento do capitalismo,

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com