TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ARTE DA GUERRA E A ADMINISTRAÇÃO

Pesquisas Acadêmicas: A ARTE DA GUERRA E A ADMINISTRAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/7/2014  •  963 Palavras (4 Páginas)  •  580 Visualizações

Página 1 de 4

Aplicando As Estratégias Do Livro “A Arte Da Guerra” Na Administração

1. Estratégias do livro “A arte da guerra” aplicadas nas empresas

O livro a “Arte da Guerra” escrito por Sun Tzu, aborda estratégias utilizadas nos campos de batalhas para sucesso nas guerras. Essas estratégias são aplicadas nas empresas, basta analisar o inimigo como a concorrência e o campo de batalha como o mercado. Inicialmente, Sun Tzu enfatiza a importância o planejamento antes de iniciar qualquer ação.

Estratégias:

• “O comandante é o equilíbrio da carruagem do Estado. Se este equilíbrio estiver bem colocado, a carruagem, isto é, a nação será poderosa; se o equilíbrio estiver defeituoso, a nação, certamente será fraca”.

Aplicando nas empresas: O líder é o equilíbrio entre a ação dar certo ou não. Pois ele é que delega tarefas adequadas a cada um de seus subordinados. Um líder que se porta de maneira certa a seus subordinados, terá uma boa equipe.

• “Se o comandante interfere com a administração do exército, sem entender os negócios internos, os princípios das estratégias, isto confundirá os oficiais e soldados”.

Aplicando nas empresas: O chefe deve administrar as estratégias para chegar aos objetivos de acordo com os negócios internos, seguindo os objetivos da empresa, pois se não houver seus subordinados não desempenharão bem sua tarefa.

• “Será vencedor, aquele que sabe como adotar a arte militar apropriada de acordo com a superioridade ou inferioridade de suas forças frente ao inimigo”.

Aplicando nas empresas: Ganhará da concorrência a empresa que adotar a estratégia adequada a seus pontos fracos e fortes.

• “Será vencedor, aquele que sabe como manter seussuperiores e subordinados unidos de acordo com suas propostas”.

Aplicando nas empresas: Empresas devem integrar superiores e subordinados para que o trabalho seja desempenhado da melhor forma possível e que não haja insatisfação de seus funcionários.

• “Aquele que conhece o inimigo e a si mesmo, lutará cem batalhas sem perigo de derrota”.

Aplicando nas empresas: Para competir com sucesso com outra empresa, deve-se conhecer os pontos fracos e fortes da própria empresa e do concorrente.

• “Cinco elementos importantes nas regras militares: 1) Análise do terreno, 2) Cálculo da força de trabalho e dos recursos materiais, 3) Cálculo da capacidade logística, 4) Comparação da sua própria força militar com a do inimigo, 5) Previsão de vitória ou derrota”.

Aplicando nas empresas: 1) Analisar o mercado; 2) Verificar sua mão de obra e seus recursos financeiros e materiais; 3) Prover recursos, equipamentos e informações para execução das tarefas; 4) Pesquisas dos pontos fortes da empresa e do concorrente; 5) Possibilidades de vitória e derrota.

• “Administrar um exército grande é, em princípio, igual a administrar um pequeno: é uma questão de organização”.

Aplicando nas empresas: Quando se tem organização, administra-se empresas pequenas e grandes.

• “A descoberta dos pontos fortes e fracos permite que o exército caia sobre seu inimigo como uma pedra sobre ovos.”

Aplicando nas empresas: Descobrindo os pontos fracos e fortes dos concorrentes, pode-se criar estratégias para ficar a frente da concorrência.

• “Assim, esse general deve saber selecionar os homens certos e explorar uma situaçãofavorável”.

Aplicando nas empresas: Um bom líder conhece seus funcionários e suas qualificações para designar tarefas para as pessoas certas e ficar em situação favorável.

• “Se nós concentrarmos nossas forças em um lugar, enquanto o inimigo dispersa suas próprias forças em dez lugares, então nós seremos dez contra um quando lançarmos o nosso ataque”.

Aplicando nas empresas: Quando você conhece seu concorrente, é capaz de atingi-lo no ponto certo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com