TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Antropologia

Por:   •  7/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.118 Palavras (9 Páginas)  •  675 Visualizações

Página 1 de 9

Antropologia

1 A pergunta sobre o que é o homem percorreu séculos e até hoje não temos uma definição precisa da sua verdadeira essência. Na Grécia antiga, o homem ganhou uma análise sistematizada com a filosofia de Sócrates que, através de uma investigação racional e da crítica à resposta dada pela mitologia, desenvolveu a primeira análise antropológica da história. Além de Sócrates, outros pensadores debruçaram-se na análise antropológica e na busca da essência do homem, dando assim, outras respostas a essa eterna pergunta.

[pic 1]e. c. O Rito de iniciação busca preparar os jovens a vida em comunidade, através de provas de resistência e maturidade.[pic 2]

2  A definição de natureza é algo bastante complexo e exige do pensador uma dedicação exclusiva. Isso se deve pelo fato que ela está muito além da experiência sensível, isto é, ela não é simplesmente a fauna e a flora, ela participa de uma ideia muito maior, a qual os gregos classificaram de phýsis.

[pic 3]b. A ideia de força que impulsiona os seres é um dos sentidos essenciais da phýsis. [pic 4]

Texto da questão

O homem é um ser natural, mesmo com o desenvolvimento do artifício e da cultura, ele ainda mantém um contato com a natureza, pois ele necessita dela para viver. A natureza deve ser entendida não somente como algo externo, como as florestas e rios, mas também como um algo interno, algo que nos foi dado por ela para podermos sobreviver no mundo. O filósofo Rousseau, analisa a relação do homem com a natureza, principalmente na modernidade, época que a natureza e os costumes atingiram um grau alto de desenvolvimento.

Assinale a alternativa que corresponda à relação moderna do homem com a natureza, segundo Rousseau:

[pic 5]c. A relação do homem com a natureza é de esquecimento, pois ele vive o artifício. [pic 6]

4 O homem é um ser que habita em dois mundo, ele pertence ao mundo natural e ao mundo humanizado. Mesmo com a existência da sociedade e do artifício, ainda existem nele instintos naturais que vem desde o seu nascimento. Esses instintos são responsáveis por garantir a sobrevivência dele e a manutenção de sua espécie, por meio da procriação. Por isso, mesmo com desenvolvimento da racionalidade, o homem ainda apresenta traços instintivos em suas ações e condutas. 

Assinale a alternativa que apresenta a diferença essencial entre o homem e o animal:

[pic 7]d. A transformação da natureza, é o fator essencial que distanciou o homem dos outros animais

5 Entender o homem sempre foi um dos objetivos da filosofia, que desde a antiguidade tentava encontrar um significado para a sua existência. Entre o século XIX e XX, a filosofia voltou-se novamente para a análise do homem e da sua existência, essa volta ao homem ficou conhecida na filosofia como existencialismo. 

Vários pensadores existencialistas refletiram sobre as esferas da existência humana, inclusive os problemas inerentes a existência do homem, tais como a angústia e a liberdade.

b. A liberdade define o homem, pois ele está condenado a ser livre, tornando-se o responsável pela sua vida

6 . As cartas Toda sociedade apresenta alguma forma de organização social. O que varia de uma sociedade para outra, é o grau de complexidade de suas instituições sociais e política. Para que exista uma organização na sociedade, é inevitável a padronização dos costumes por meio da tradição ou das leis, assim, o controle da população torna-se mais preciso. De acordo com o antropólogo Malinowski, as instituições que realizam a organização social apresentam mitos, lendas e crenças, onde justifica o julgamento e dá autoridade para cada instituição. O antropólogo denomina essas cartas de cartas institucionais.

Assinale a alternativa que justifique ação das cartas institucionais segundo o antropólogo:

  1. As cartas institucionais busca conservar a sociedade na sua forma atual, dando resposta para justificar sua imutabilidade

7 A antropologia cultural é uma das áreas mais importantes no estudo do homem. Por cultural entende-se a análise da origem e desenvolvimento da cultura de cada povo. O antropólogo cultural tem como objetivo compreender o relacionamento existente entre o modo de comportamento instintivo e o comportamento adquirido por aprendizagem, pois o homem necessita modificar o seu meio para poder sobreviver e se desenvolver, por isso ele cria a cultura. A antropologia cultural é dividida em subáreas para uma melhor investigação.

Assinale a alternativa que corresponda aos estudos da Etnografia:

C   A Etnografia busca compreender e descrever as culturas simples e primitivas.

8 A antropologia, como qualquer outra ciência, necessita de uma método para atingir seus objetivos. Os métodos são essenciais para o pesquisador observar e classificar os fenômenos, gerando assim, uma interpretação correta e precisa dos dados captados. Porém, existem várias técnicas e métodos que podem ser utilizados na pesquisa antropológica para atingir um resultado preciso e satisfatório.

Assinale a alternativa que corresponda ao método estatístico

b. O método estatístico realiza coleta de dados que são reduzidos e representados em gráficos e tabela

 9 A antropologia é dividida em dois campos: a teórica e a prática. A parte teórica é responsável pela investigação a priori dos conceitos relativos à cultura e ao homem. A parte prática vem das experiências no campo de pesquisa, estando sujeito à interferência externas e de culturas e hábitos diferentes do pesquisador.

Para ter o contato diretamente com os povos objetos de pesquisas, o antropólogo precisa dominar alguns conceitos que irão orientá-lo na ação antropológica e na compreensão das experiências que ele irá vivenciar.

Assinale a alternativa que corresponda ao conceito de aculturação na ação antropológica:

  1. O ato de deter os seus impulsos de sua cultura sobre a cultura estudada e de dominação sobre esses povos, caracteriza o processo de aculturação

10 A cultura material é o estudo dos objetos materiais e lugares modificados pelos homens e que servem de informação sobre o passado da humanidade. A cultura material está além de simples objetos, ela mostra um comportamento de povos que existiram a milhões de anos atrás, por isso ela é importante para a compreensão da cultura desenvolvida pelo homem.

Assinale a alternativa que represente a dificuldade que os povos sedentários sofriam ao viver nas cavernas:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (157.1 Kb)   docx (240.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com