TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Basílica de Vierzehnheiligen

Por:   •  12/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  314 Palavras (2 Páginas)  •  1.074 Visualizações

Página 1 de 2

A Basílica de Vierzehnheiligen, conhecida também como Igreja dos Quatorze Santos Auxiliares, foi construída entre os anos de 1743 e 1772 pelo arquiteto Balthasar Neumann, em Bad Staffelstein, Baviera na Alemanha.

Há uma lenda sobre sua construção, que ela veio a ocorrer depois do pastor Hermann Leicht ter três visões de Jesus quando criança, sempre no mesmo local, até que na ultima Jesus apareceu com outras treze crianças dizendo que ali devia ser construída uma capela, sendo assim feito pelos donos das terras.

A planta da Basílica tem forma de cruz latina, com três formas ovais, sendo a do meio maior, com intenção de moldar os espaços com rotundas centrais sendo dominantes. Seu exterior é feito no estilo barroco e interior rococó, sendo um espaço bem iluminado e altamente decorado.

No interior da igreja é utilizado grandes afrescos com fitas de ouro pra demarcar as bordas das abóbadas, toda com tons claros, como rosa, amarelo e cinza, muito presente nos afrescos. Há também grandes clerestórios, e as paredes com um conjunto de diversas janelas, trazem muita luz, dando a impressão de estar flutuando. No centro esta o altar-mor dos quatorze santos, que é a peça central da igreja.

Os santos estão organizados da seguinte forma na igreja: Nas Balaustradas estão os santos Brás, Ciríaco, Denis e Erasmo. Nos nichos do altar, Bárbara e Catarina de Alexandria. Nos contrafortes, os santos Acácio, Cristóvão, Eustáquio e Egídio. E pra finalizar, no topo do dossel São Jorge, Margarida de Antioquia, Pantaleão e Vito.

Apesar da sua fachada mais simples, ela é constituída por duas grandiosas torres, e com uso abundante de janelas. E também é toda feita com arenito. Além desses detalhes, apresenta elementos como frontões triangulares decorados e curvos, cornija profunda, pilastras e colunas, sendo algumas delas de ordem coríntia, nichos com as figuras de alguns dos santos sendo representadas, e com algumas paredes curvas, o que não era muito comum.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (39.2 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com