TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cultura Inca

Por:   •  4/11/2018  •  Projeto de pesquisa  •  463 Palavras (2 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 2

Cultura inca

Antes das chegadas dos espanhóis, os incas já tinha uma cultura rica e própria, diferentes das de outros povos pré-colombianos. Os incas foram pessoas extremamente criativas e desenvolvidas. Sua cultura era bem diversificada e interessante.

Escrita

Apesar deles não ter um alfabeto, os incas utilizavam um tipo de código para as comunicações entre eles, às mensagens eram passadas oralmente de pessoa a pessoa, e para dados numéricos eles utilizavam os quipos que eram um sistema contável, usado para registrar quantidades e até fazer contas, com ele o imperador, por exemplo, poderia saber o número de cidadãos de cada região. Eles eram feitos com pelo de lhama ou alpaca, e seu nome do quíchua (quíchua é a língua falada no peru, Argentina, Bolívia, Chile e por ai vai) significa “nós” (de cordas).

Arte

Com seu contexto de espiritualidade e religião grande partes das suas artes baseavam-se na sociedade politeísta, com isso eles usavam o ouro fundido como matéria prima para construir esculturas de animais, paisagens cotidianas e a apresentação dos deuses como elementos da natureza, essas esculturas continham bastantes formas geométricas em suas representações.

Mas, além das esculturas o artesanato também foi um elemento muito importante da cultura. Com suas habilidades, fibras de vegetais viravam redes e cestos, e os couros eram pintados com sangue de animais, resquícios minerais, carvão e extratos vegetais. As mulheres faziam belos tecidos finos com desenhos incríveis e também tinha a produção de objetos de ouro.

E Foram a metalurgia, a cerâmica, a arquitetura e a engenharia que permitiram aos Incas uma expansão organizada e efetiva.

Arquitetura

Os incas possuíam uma região muito marcada pela frequente presença de terremotos, com isso suas construções eram muito fortes aguentando vários abalos, dentre essas construções estavam templos, diques, canais de água, casas, palácios e até observatórios astronômicos de pedra.

Para mantem o acesso entre as construções eles fizeram uma rede de estrada de pedras que ligavam todas as construções, facilitando assim a circulação.

Musica

A música também fazia parte das manifestações culturais da civilização inca. O principal instrumento utilizado entre ele eram as flautas feitas de bambu, que servia para os momentos de diversão, mas que também era usada em rituais de homenagem aos deuses.

Religião

Com sua religião politeísta, os incas acreditavam que os grandes deuses eram as forcas da natureza, principalmente o Sol (inti) e a Lua (Quilla), sendo o sol o mais importante, e acima de todos estava Virachocha, que era o criador, pai do sol e da lua. Suas festividades religiosas giravam em torno do Sol e da Lua.

Em homenagem aos seus deuses, eles costumavam a praticar sacrifícios de animais. Isto era feito também para pedir ajuda aos deuses, em momentos de necessidade (seca, guerra, colheita, etc). Grande parte dos rituais religiosos acontecia na cidade de Machu Picchu, o considerado vale sagrado dos incas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (40.2 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com