TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DIVERSIDADE CULTURAL, CONFLITOS E REFLEXIÕES

Por:   •  22/4/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.076 Palavras (5 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................

2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4

3 CONCLUSÃO...........................................................................................................6

4 REFERÊNCIAS.........................................................................................................7


INTRODUÇÃO

        Muitas são motivos que levam milhares de pessoas a abandonarem seus países de origem na tentativa de conseguir abrigo e uma nova oportunidade de recomeçar em outros países, em especial países europeus. Os motivos são geralmente os mesmos, guerras, disputas internas, fome e opressão por meio de seus governantes, que se utilizam de violentos meios para difundir a violência e o terror sejam em seu país ou não.

        Os ataques ocorridos em 11 de setembro de 2001, quando terroristas sequestraram aviões comerciais e os lançaram sobre as torres gêmeas nos Estados Unidos são exemplo da capacidade desses terroristas de difundir o terror pelo mundo. A forma de agir é quase sempre a mesma, uso de violência provocando medo e mortes.

        Diante desse terror presente nessas regiões milhares de pessoas procuram refúgio tudo para tentar uma nova vida, um novo recomeço e um futuro diferente no continente europeu. A chegada de milhares de pessoas ao continente vem provocando algumas reações dos europeus, enquanto alguns países como a Alemanha permitem a entrada dos imigrantes outros instauram barreiras a fim de conter a entrada.

        


DESENVOLVIMENTO

        Com o aumento de conflitos envolvendo países que cultuam a violência e o terror, é cada vez mais o número de imigrantes que chega ao continente europeu. Essa grande multidão ao longo do tempo vem provocando uma verdadeira diversificação na cultura da Europa e do mundo.

        Diversidade cultural representa as distintas culturas que existem no planeta. Cultura é o conjunto de costumes e tradições de um povo transmitidas de geração em geração ou construídas ao longo da vida. Com isso podemos afirmar que a língua, crença, comportamento, valores, costumes, religião, folclore, dança, culinária, arte, dentre outros são elementos culturas de um povo ou nação. Sendo assim, o que diferencia uma cultura das outras são os costumes, a religião, a forma de agir, de falar, essa diferença compõem o conceito de identidade cultural, ou seja, a pessoa que pertence àquele grupo se identifica com os fatores que determinam sua cultura.

A DIVERSIDADE CULTURAL NO APRENDIZADO ESCOLAR

        Dentro do âmbito escolar a aprendizagem da diversidade cultural deve ser transmitida para esclarecer, indagar e refletir sobre o tema que é presente nas sociedades tanto local como de modo geral.

        Há varias possibilidades de abordar a questão da diversidade cultural, uma em específico é a diversidade étnico-racial. A sociedade brasileira é formada por diferentes grupos étnico-raciais que a caracterizam, em termos culturais, como uma das mais ricas do mundo. No entanto, sua história é marcada por desigualdades e discriminações, especificamente contra negros e indígenas, impedindo, desta forma, seu pleno desenvolvimento econômico, político e social.

Os professores precisam-se sentir sábios dessa cultura e estar aptos a influenciar outras culturas, compreendendo a existência de culturas diferentes, de outro tempo e espaço respeitando seu modo de vida, sua organização política, social e econômica. A diversidade cultural está presente diariamente em quase todas as sociedades, expressando-se na música, dança, culinária, língua e entre inúmeras atividades. O importante é que para tratar dessas questões é preciso aprofundar de contemplação e do folclore que muitas vezes se faz em torno das diferenças existentes. Podemos considerar sobre esta perspectiva que, socializar o conhecimento deve ser tarefa primordial da escola, mas é também de atuar na transformação dos saberes para com os educandos; e é essa soma de esforço que promove o pleno desenvolvimento do indivíduo como cidadão. Construir uma nação livre, soberana e solidária, onde o exercício da cidadania não se constitua como privilégio de poucos, mas direitos de todos, e deve ser a grande meta a ser perseguida por todos os segmentos sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (124.8 Kb)   docx (23.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com