TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ERA DAS REVOLUÇÕES E A CONSOLIDAÇÃO DA BURGUESIA

Por:   •  13/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  255 Palavras (2 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 2

O Renascimento foi um período da história européia, que marcou transformações em diversas áreas, tais como, na culturasociedadeeconomiapolítica e religião. Caracterizou a transição do feudalismo para o capitalismo, passagem das tradições medievais para um mundo moderno.

Este movimento surgiu na Itália no século XIV e se consolidou no século XV se estendendo até o século XVII por toda a Europa, tendo como principal característica a valorização da cultura greco-romana. A maneira de enxergar o homem foi modificada, enquanto na idade média Deus era o centro de tudo, agora o homem passa a ser o principal personagem, daí surge o humanismo.

O Humanismo foi um movimento de glorificação do homem, que como principal característica o antropocentrismo (o homem como centro do universo), buscava libertar o homem das rígidas regras religiosas, procurando explicações naturais e não divinas.

A arte renascentista inspira-se na antiguidade clássica ( cultura greco-romana), procurando representar fielmente a natureza, ou seja, como realmente é. Retratavam a figura humana, destacando a concepção de beleza. Em resumo, o renascimento artístico representou a evolução da pintura, escultura, arquitetura e literatura em que foram valorizados aspectos humanos e da natureza.

Na época moderna, com o renascimento comercial, eis que surge na Europa uma nova classe, a dos burgueses. Diferente dos antigos senhores de terras e nobres, estes enriqueciam com a expansão comercial e não da produção agrícola como antes.

A esta ampliação do comércio dá-se o nome mercantilismo, que foi uma política econômica absolutista cujo principal objetivo era alcançar o máximo possível de desenvolvimento econômico, através do acúmulo de riquezas.

Referências

http://www.infoescola.com/movimentos-culturais/renascimento/

http://www.suapesquisa.com/renascimento/

http://brasilescola.uol.com.br/historiag/renascimento.htm

https://www.significados.com.br/humanismo/

https://www.historiadetudo.com/arte-renascentista

https://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia/renascimento-comercial-fim-do-feudalismo-e-o-capitalismo-comercial.htm

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (59.9 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com