TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Ambiental

Por:   •  18/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.228 Palavras (5 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6][pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

  1. Sumário[pic 11]

1        INTRODUÇÃO        4

2        DESENVOLVIMENTO        5

3        CONCLUSÃO        7

REFERÊNCIAS        8


  1. INTRODUÇÃO

Educação ambiental (EA) é um agente transformador onde o alunado começa a captar conhecimentos acerca das questões ambientais, nas quais adquire um novo conceito sobre tal disciplina, agindo dessa forma como um potencializador de novas ideias em relação à conservação científica ambiental (Medeiros et al., 2011).

A importância da EA junto as atividades pedagógicas desperta um olhar que vai além da natureza biológica. Isto se dá através de um processo participativo permanente que procura introduzir uma consciência crítica sobre  a  problemática ambiental,  compreendendo-se  como  crítica  a  capacidade  de  captar  a  gênese  e  a evolução de problemas ambientais (Silva, 2012).

Para tanto se faz   necessária   uma   EA   com   ênfase   interdisciplinar   que proporcione uma melhor leitura da realidade e promova   mudanças de paradigmas em prol da resolução dos problemas socioambientais (Silva, 2012).

Sob esse contexto, tomamos como referência a proposta de produção textual interdisciplinar “Educação ambiental na educação básica” para a realização da atividade avaliativa do curso de Licenciatura em História. O aprofundamento do estudo permitiu realizar uma análise crítica, resultando em uma maior visão sobre os principais aspectos que movem não somente o processo de integração, como também o papel dos educadores e da sociedade enquanto colaboradores.

Além disso, procuramos incluir uma perspectiva holística e não mais tão mecânica, oportunizando novos conhecimentos com a função de formar uma educação mais cidadã. O objetivo do presente estudo consiste em expandir os conhecimentos sobre aprendizagem, elementos e práticas inter e transdisciplinar no contexto escolar.


  1. DESENVOLVIMENTO

2.1 Etapa 1

        De acordo com Laborde e colaboradores (2011) imaginar o ensino de história aliado a educação ambiental é pensar sobre os problemas socioambientais que estão postos frente à sociedade atual, dessa forma buscamos com essa possível ligação galgar o entendimento da história enquanto área do conhecimento fazendo com que essa se debruce sobre o seu ambiente.

        A educação ambiental é uma disciplina que vem ascendendo com muita pressa na opinião dos indivíduos com uma visão crítica na formação do cidadão. Atualmente a aplicabilidade de temas interdisciplinares auxiliam na disseminação de novas ideias para o educando, por exemplo: a evolução da sociedade e sua relação com o lixo. Esta problemática perpassa pelo processo de educação entre duas ou mais disciplinas além de história e, portanto, transformando-se em uma atividade transdisciplinar mais colaborativa que busca elementos que transcorrem entre, além e através dos saberes alcançando uma melhor compreensão da realidade.

        Como evidencia a Lei 9.795 de 25 de abril de 1999 em seu Art. 10 “A educação ambiental será desenvolvida como uma prática educativa integrada, continua e permanente em todos os níveis   e modalidades do ensino formal”. No mesmo instante que revela no Art. 13 da mesma lei que o ensino não-formal dessa disciplina implica nas ações práticas educativas voltadas para a sensibilização da coletividade sobre as questões ambientais e a sua organização, bem como sua participação na defesa e qualidade do meio ambiente.

2.2 Etapa 2

Evolução da sociedade e sua relação com o lixo

[pic 12]

[pic 13]

Fonte: http://trabalhopedro.blogspot.com.br        Fonte: Ed Alves/CB/D.A.                        

                O tema evolução da sociedade e sua relação com o lixo pode ser apoiado em várias vertentes. Na disciplina de história as imagens podem relacionar-se com a revolução industrial e o processo de substituição do método de fabricação artesanal para o uso de tecnologia através de máquinas capazes de suprir, em partes, o trabalho manufaturado. Este advento gerou maior capacidade de produção de bens e pode estar associado ao consumismo e à expressiva demanda de lixo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (297.1 Kb)   docx (161.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com