TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Evolução De Gestão De Pessoas

Ensaios: A Evolução De Gestão De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2014  •  842 Palavras (4 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

Este Trabalho tem como objetivo mostra a evolução do RH e quais foram os pontos que marcaram o RH e como foi o seu crescimento. Como hoje a função do RH é bem mais estratégica, ou seja, o RH moderno tem outras funções para que a empresa possa avançar cada vez mais.

Ficou no passado o papel do RH burocrático que havia nas empresas, pois a competência do mesmo era selecionar, contratar e demitir funcionários.

Nos tempos atuais é também papel do RH criar uma enorme sinergia e desenvolvimento dos funcionários para que os mesmo se sintam motivados e capacitados a darem o melhor de si para que a empresa cresça.

Outra característica forte do RH é trabalhar bem a comunicação interna para que cada membros saiba exatamente qual a visão e valores da empresa e trabalharem em conjunto par alcançar as metas desejadas.

A Evolução de Recursos Humanos no Mundo Contemporâneo

Em 1950ª 1965, foi conhecida como a fase técnica. Foi a época da entrada das multinacionais no pais, com muitas forças, as industrias automobilísticas iniciaram a implantação do modelo americano de Gestão de Pessoas. É foi criado o departamento de Relações Industriais, foi então que apareceu o Gerente de Relações Industriais. Segundo Marras (2002, p26), “foi nessa fase que a área de Recursos Humanos passou a operar os serviços de treinamento, recrutamento e seleção, cargos e salários, higiene e segurança no trabalho, benefícios e outros”. E com essa evolução surgem verdadeiros administradores de pessoal, pois as organizações passaram a exigir para as funções de Gerente de Relações Industriais de pessoas com currículos mais amplos e com visão humanista.

No período de 1965 a 1985 foi conhecida como a fase administrativa, mesmo sendo em um período tenso pois foi o período da ditadura, neste mesmo período ouve um movimento sindical que foi denominado por ‘‘novo sindicalismo’’ . Nesta mesma época aparece o Gerente de Recursos Humanos.

Ao mesmo tempo em que se da importância ao administrador de empresa para o cargo, estava havendo um retrocesso á fase legalista, pois muitas empresas preferiam trocar profissionais de administração por profissionais da ária jurídica como advogados. E com o aceleramento da tecnologia alterando a formação de gerenciar pessoas. Com a tecnologia avançando muitas funções passa a ser exercida por máquinas. No fim da década de 1990 que a ideia de gestão de pessoas foi diferenciada por alguns autores da ideia da administração de recursos humanos e assim comesa a ter forma.

A gestão de pessoas trás uma ideia básica da relação entre empresa/empregados e assim pode se repercutir no resultado obtido pela empresa, com isso agora pode se ter a relevância e o fator humano. E assim se pode ter uma administração menos rígida, organogramas mis flexíveis, presidente sem secretaria e com as portas abertas, escritórios sem divisórias, as pessoas escolhem com quem querem trabalhar, os empregados são estimulados a tomar decisões sem ter de recorrer ao supervisor, os empregados apontam defeitos dos supervisores, com isso o dialogo do empregador/empregado na resolução de conflitos, entre outras mudanças.

Com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com