TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Formação da Grécia Dependeu da Chegada de Outros Povos

Por:   •  3/6/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.140 Palavras (5 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 5

A formação da Grécia dependeu da chegada de outros povos, então os povos habitantes da Grécia eram de mistas culturas, no mínimo quatro povos que formaram a Grécia, sendo o quarto um invasor que chegou nas terras gregas causando morte e escravizando os habitantes de lá. Resumo da Aula em Texto: 1. Formação da Polis, e da própria Grécia antiga Grécia era Cheia de Montanhas: -Cidades Separadas. Culturas distintas  -Grécia Não era um País  Não conheciam a palavra Grécia, nem Grego Para eles o Grego era Heleno Grécia era Helade Povos mais conhecidos que chegaram na Grécia: Aqueus - dominaram povo da Ilha de Creta Cultura Creto-Miscenica Cidades Gregas se unem para dominar Tróia 4° povo chega: Dórios: Nômades Espadas de Ferro Com a chegada dos Dórios a prioridade virou se Defender deles e antigos Palácios colossais, começaram a ficar mais simples Mais com a aparência grega que conhecemos Por conta dos Dórios, gregos saem das ilhas que ficavam, e foram para Ásia menor ---> Primeira Diáspora   Formavam pequenas tribos nos lugares para onde fugiram: Genos Então a  comunidade era: Comunidade Gentílica Eles dividiam tudo, o pouco que conseguiam produzir, com muito trabalho, naquelas terras Apartir de um momento, criam Critérios para divisão, se originou a propiedade privada   ->Pessoas das Genos que não tinham muitas propiedades privadas, fugiram para outras terras: Segunda Diáspora <- ! :0  Roma é fundada nesse período onde teve essa Diáspora, e o pessoal dos genos, foram para a Itália  ! :0  Nessas novas terras, o povo grego, dos genos, encontrou terras férteis, e coisas diferentes pra comprar Eles vendiam para os conhecidos das terras dos genos  Comércio Aumenta - > Cidades gregas Crescem [--> COLOCAM MURALHAS AO REDOR DESSES(antigos Genos)ASSIM SE FORMA AS CIDADES=POLIS] Ideias nas formadas Polis Se evolui a ideia de propiedade ali, a casa é 1.minha(propiedade privada), mas, a rua é 2.nossa(ideia de cidadania propiedade pública)   Mas 3.Só pertence a quem é daquela delimitação, da cidade = POLIS       .

https://www.todamateria.com.br/democracia-ateniense/

https://brasilescola.uol.com.br/politica/democracia-representativa.htm

https://www.significados.com.br

https://www.dicionariopopular.com

https://www.suapesquisa.com/historia/imperio_macedonico.htm

Antes do surgimento das pólis, a Grécia era um local montanhoso com povos, que formavam tribos, separados e com culturas distintas. Esses povos não conheciam as palavras Grécia e nem grego, para eles era Helade e os habitantes eram os helenos. A formação da Grécia foi no final do período Homérico a partir da junção de quatro povos: Aqueus, Eólis, Jônios e Dórios. Durante o período homérico existia os genos que consistia em propriedades de grandes famílias que se mantinham unidas em torno da exploração econômica de uma mesma parcela de terras. Não havendo um proprietário, a riqueza produzida pelos membros de um genos era dividida entre seus integrantes. Porém, problemas com produtividade e com diferenciação de classes sócias causou a desintegração das comunidades gentílicas e, com o passar do tempo, as elites dos genos com afinidades culturais mais visíveis se uniram em grupos maiores que poderiam assegurar o controle de suas propriedades. Então por meio desse progresso na ampliação dessas organizações, que era a união das elites dos genos, foi formando-se as primeiras cidades-estado, ou pólis, da Grécia Antiga.

2-  Apesar da divisão de cidade-estado na Grécia Antiga, o que unia o povo grego era os jogos olímpicos. Além disso, eles falavam a mesma língua e possuíam culturas parecidas.  Eles também se união em guerras para vencer um inimigo externo em comum.

3- A cidade de Esparta tinha o governo oligárquico, ou seja, apenas uma minoria detinha o poder pela força. O objetivo em Esparta era formar guerreiros e a sociedade era voltada ao aprimoramento militar e culto físico. E isso explica o porquê de mulheres terem o direito de ir às academias, pois deveriam manter o corpo escultural para gerarem bons filhos.

4- A democracia ateniense era direta, pois o povo de Atenas decidia aspectos importantes e leis na ágora (praça). Eram assembleias para o povo, porém não era qualquer ateniense que podia participar, apenas homens com maioridade que era 21 anos e filhos legítimos de atenienses por que estrangeiros, escravos e mulheres eram proibidos de participar.

5- Historicamente, o surgimento se explica pelas falhas que a elite aristocrática produzia na politica, como conflitos sociais e econômicos. Então Clístenes, que é considerado o pai da democracia, dividiu os atenienses em tribos e adotou o método de ostracismo - ou como conhecemos: impeachment – assim formando uma democracia estabilizada em Atenas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (92 Kb)   docx (293.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com