TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO MUSEPLÓGICA NA HISTÓRIA

Por:   •  18/9/2018  •  Ensaio  •  459 Palavras (2 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS- CAMPUS VI

POS GRADUAÇÃO - GESTÃO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO, CULTURAL E AMBIENTAL - GPHCA

 

        

 GESTÃO MUSEOLÓGICA

Análise elaborada sob orientação da Professora Lielva Aguiar, como requisito parcial da disciplina Patrimônio Material e Imaterial.

Discente: KÉSIA DA SILVA LADEIA

 Período: 2017.2

Caetité

2017

GESTÃO MUSEOLÓGICA

O gestor de um museu é o profissional responsável por manter o espaço em funcionamento adequado, administrando o uso das receitas disponíveis de acordo as demandas necessárias. Não é um trabalho fácil, e tem se tornado cada vez mais complexo se levarmos em conta as dificuldades econômicas que o Brasil vem passando.

O Museu do Alto Sertão da Bahia (MASB) é uma iniciativa de representantes de diversos setores da cidade de Caetité. Surgiu com o objetivo de ter um espaço que pudesse receber o acervo de pesquisas arqueológicas realizadas no alto sertão da Bahia (que já ultrapassa mais de 50 mil peças), como também atuar a favor da preservação patrimonial, associada à ideia de sustentabilidade e, assim, promover a valorização histórica e o fortalecimento das memórias e identidades da população alto sertaneja.

Atualmente o MASB tem o espaço físico, a casa da Chácara que foi doada pela família proprietária, mas as peças ainda não se encontram neste espaço. Falta ser executado o projeto de segurança para que seja possível a vinda do material para o museu. Possui um ambiente que foi projetado para ser uma loja destinada a comercialização de produtos artesanais resultantes da produção regional, mas também não está em funcionamento. Possui uma horta comunitária que serve aos moradores da circunvizinhança e uma sala multiuso.

Como possível gestora, penso que deveria ser procurado meios para angariar fundos, mesmo levando em conta as dificuldades encontradas. Uma das formas seria a venda das hortaliças produzidas, também poderia ser instituído pagamento de uma taxa para a utilização da sala multiuso, uma vez que diversas instituições a utilizam para realização de encontros.

Uma outra possibilidade é a inscrição do projeto de segurança do museu em editais públicos ou privados que contemplem essa demanda, a fim de encontrar possibilidades de investimento, uma vez que não há nenhuma empresa na região disponível a investir em tão grandiosa causa que é a preservação patrimonial.

Não é uma atividade fácil gerir um espaço como o Museu do Alto Sertão, mas alguns ajustes já foram realizados desde a elaboração do projeto, toda área administrativa já foi construída, e o ambiente já possui ares de um museu. Cabe ao gestor continuar persistindo na busca por parcerias que possam o auxiliar na manutenção das demandas necessárias e para que as peças sejam deslocadas para o Alto Sertão da Bahia, uma vez que elas retratam a riqueza cultural desta região.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (114.9 Kb)   docx (58.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com