TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA

Por:   •  17/9/2021  •  Monografia  •  270 Palavras (2 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 2

1ª AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA 05/02/2021

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA

   A História da Educação Física relaciona-se com todas as ciências que estudam o passado e o presente das atividades humanas e a sua evolução. O homem, condicionado à situações de ser pensante, desempenhou, em todas as etapas da vida, um papel importante na história da educação física, a qual se propõe a investigar a origem e o desenvolvimento progressivo de suas atividades físicas, através do tempo: sua importância, as causas de seu apogeu e da sua decadência.

Pré-história: reflexão sobre sua importância para a Educação Física

    Qual a importância do estudo da pré-história na preparação profissional em Educação Física? Poucos estudos abordam as atividades físicas/exercícios físicos neste período. Muitas vezes é abordado de maneira introdutória, sem o devido valor que mereça este conteúdo.  

    A Pré-História é o período anterior ao aparecimento da escrita, por volta de 4000 a.C. Seu estudo depende da análise de documentos não-escritos, como restos de armas, utensílios, pinturas, desenhos. O gênero Homo apareceu entre 4 milhões de anos a.C. .

    O estudo do bipedismo pode ser um exemplo muito rico para a compreensão desta importância. Talvez, a postura bípede seja a característica mais importante do ser humano e, particularmente, para o estudo das atividades físicas/exercícios físicos.

    Tudo começou quando o homem primitivo sentiu a necessidade de lutar, fugir ou caçar para sobreviver. Assim o homem à luz da ciência executa os seus movimentos corporais mais básicos e naturais desde que se colocou de pé: corre, salta, arremessa, trepa, empurra, puxa e etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (33.3 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com