TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Historia da Africa

Por:   •  25/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.308 Palavras (6 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 6

Descrição da Atividade

Nas leituras que efetuamos nesse ciclo, pudemos notar a riqueza cultural do continente africano, bem como a importância que os africanos tiveram na construção cultural brasileira. A partir disso, desenvolva um texto dividido em duas partes. Na primeira, indique quais as principais características culturais do continente africano pré-colonização. Na segunda parte, explique como a presença dos africanos no Brasil contribuiu com a construção de nossa cultura. Cite exemplos.

        A Humanidade nasceu na África. O primeiro esqueleto fóssil mais completo da família dos Australopithecus (do latim, macaco do sul) foi encontrado no Vale de Afar, Etiópia. Os cientistas lhe deram o nome de Luci por se tratar de um esqueleto feminino. Como sabemos, o  Tratava-se de um esqueleto feminino, de cerca de 3 milhões de anos Australopithecus afarensis é um hominídeo considerado o mais antigo antepassado do homem moderno. Dele temos o Homo Habilis, Homo Erectus, Homo sapiens e por fim o Homo sapiens sapiens.  Tal processo é conhecido como evolução humana, no qual, temos varias transformações fisiológicas, psicológicas, orgânicas e anatômicas pelo qual vários ramos dos primatas foram adquirindo ao longo de milhares de anos. O que mais nos interessa que esses  grupos de humanos caçavam, coletavam frutos, eram nômades, em grupos com 10 a 20 indivíduos. Foram eles que descobriram e controlaram o fogo. Fizeram as primeiras ferramentas de pedra e enterram seus mortos. Esses elementos culturais podem ser acrescentados o desenvolvimento da linguagem seja de sinais, seja através de pinturas. Os locais ondem viviam vai as florestas do Congo e da costa da Nova Guiné até os relevos da Etiópia. A responsabilidade nesse período era encontrar alimento e cuidar da sobrevivência do grupo. Portanto a África é o berço da humanidade. (SILVA, C. A. F. da; CONTIERO, T. T. p. 61-65)

        Por volta aproximadamente 8000 a.C, pesquisas arqueológicas demonstraram a presença de grupos seminômades que habitavam a margem do rio Nilo. Eles se  dedicavam à pesca, à caça e à coleta de frutos e cereais nativos da região. Esses grupos por volta de 5000 a.C., se fixou na região e desenvolveram atividades como a agricultura e a criação de animais. Como a permaneça no local, perceberam que as enchentes do Rio Nilo fertilizavam as terras localizadas às margens do rio. Desta forma iniciou as técnicas para  armazenar água e irrigar suas plantações. A agricultura foi inventada e os grupos foram as primeiras comunidades, que por sua vez começaram a disputar as áreas férteis. Essas comunidades  ficaram conhecidas como nomos, lideradas por chefes (nomarcas) que frequente­ mente disputavam o controle das áreas férteis.

        Com as divergências entre os chefes eram frequentes, houve a coligação entre alguns grupos para se fortalecer e que acabaram formando dois reinos denominados Alto Egito e Baixo Egito. No terceiro milênio antes da era cristã,  os dois reinos foram unificados por Menés, um governante do Alto Egito, sendo o seu primeiro faraó.  Depois da unificação dos reinos, teremos umas das primeiras organizações Estatais. Os funcionários nomeados pelo faraó tinham suas funções especificas de aplicar a lei, a fiscalização das a fiscalização das atividades econômicas - como agricultura, criação de animais e comércio - e o controle sobre a construção de obras hidráulicas, por exemplo, canais de irrigação, diques e poços. Assim podemos afirmar que a centralização do poder na figura do faraó diminuiu as disputas de terras entre os chefes e que deu inicio a a umas sociedades organizadas mais antigas do mundo.

        A estratificação social egípcia partiam dos sacerdotes, os nobres, os antigos chefes tribais e outros que exerciam cargos importantes na administração, como os chefes militares, os escribas, comerciantes, servos e escravos. Houve a crença religiosa em vários deuses e os cultos para que não faltasse as enchentes para o cultivo das terras. A crença para a além-morte vai ser umas das características mais importantes. Pois daí que surgiram as mumificações e com elas a construção das pirâmides.

        Mas não só do Egito viveu a África. Como se trata de um continente temos em outras partes os povos se constituindo como sociedade e até como impérios. Dentre eles iremos o império Cuxe, o reino do Garamantes e o reino de Axun entre outros. (cf. MATTOS, R. A p.17-51)Todos eles com algumas particularidades em referencia a região do continente africano onde estão localizados, se adaptaram cada um a sua maneira aos ambientes hostis quer seja do deserto do Saara, as savanas e as florestas tropicais. Os monumentos deixados por esses povos nos conta a historia de sua organização social, suas crenças, formas de construir e sua maneira de viver.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (133 Kb)   docx (19.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com