TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História da Educação

Por:   •  5/2/2021  •  Relatório de pesquisa  •  2.166 Palavras (9 Páginas)  •  93 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]                                                                                                       

[pic 2]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UFPI                                          

CURSO: LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA

DISCIPLINA: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

PROFESSORA: MARIA JOSELMA LAVOR

TUTOR: LIDIANE DE SOUSA LIMA

ATIVIDADE ESCRITA I

RELATÓRIO

 

 

 MÁRCIO MENDES SANTOS

       

CASTELO DO PIAUÍ

2017

SUMÁRIO

1. Introdução.................................................................................................... 3

2. Aspectos do Livro Didático........................................................................... 4

3. As.................................................................................    5

  1.  INTRODUÇÃO

     O presente relatório foi desenvolvido no decorrer da disciplina História da Educação, ofertada no I período do curso de Licenciatura Plena em História da Universidade Federal do Piauí, como requisito parcial da avaliação da disciplina, com o objetivo de  pesquisar aspectos do livro didático, bem como do professor no exercício de sua profissão, abordando aspectos de sua história como docente através de entrevista O mesmo foi realizado na Unidade Escolar Sebastião Alves dos Reis.

2 – UNIDADE ESCOLAR SEBASTIÃO ALVES DOS REIS

2.1 Caracterização

A Escola Estadual Sebastião Alves dos Reis localiza-se na Rua Manoel Messias no bairro Estação na zona urbana. A mesma recebeu esse nome devido uma personalidade histórica do município. Foi fundada no ano de 2003. É uma instituição mantida pelo Estado em parceria com a Prefeitura Municipal de Assunção do Piauí. A escola tem um corpo discente de 418 alunos e 14 professores composto em grande parte de profissionais com contrato provisório em que 10 deles têm curso superior os demais estão cursando. Existe um coordenador pedagógico.

       A escola está sobre a regência do gestor Francisco Reginaldo Moreira Lima, eleito através de concurso interno realizado no ano de 2016 e é supervisionada por Maria Cleomar.          

A escola oferece Ensino Fundamental no turno da manhã, onde estas turmas são anexos de uma escola pertencente ao município, e oferta Ensino Médio em dois turnos: tarde e noite. A clientela que é atendida na escola é oriunda da zona urbana e da zona rural, que sobrevivem da agricultura. A escola apresenta boa estrutura, espaçosa, boa aparência e está condicionada a qualquer nível de ensino.

3 – RELATÓRIO POR SETORES

3.1. SETOR ADMINISTRATIVO

3.1.1 DIRETORIA

               A diretoria é um dos setores mais importantes, pois é nela que se faz cumprir normas e as leis do sistema de ensino e ainda é responsável pela parte financeira e administrativa. A direção da escola está sobre a regência da gestora Antonia Pereira Antunes.  A sala possui 2 mesas, cadeiras, 1 TV, 1 computador, 2  impressoras, 1 ventilador e um ar condicionado.

 

3.1.2. SECRETARIA

            É o setor responsável pela execução das atividades da escola. Ela visa assegurar as condições necessárias ao atendimento dos objetivos educacionais. A secretaria da escola está situada numa área ampla, nela trabalham a secretária e uma auxiliar. Na sala tem três mesas com cadeiras, um ar condicionado, um computador, uma impressora e três armários, nos quais são guardados os documentos da escola, arquivo, fichários, diários de classe, notas fiscais e recibos de materiais de limpeza e materiais didáticos.

6

3.1.3. SERVIÇOS GERAIS

A escola conta com serviços de zeladoras, merendeiras e vigias. Os mesmos são responsáveis pela limpeza, conservação, segurança e preparação da merenda escolar.

3.1.4. EQUIPE PEDAGÓGICA

Não há pedagogo na escola. As reuniões acontecem bimestralmente e são conduzidas pela equipe gestora com a participação de todos e os resultados são bons, pois há sempre uma troca de experiência quanto aos temas que estão nas diversas disciplinas que compõem o currículo, onde percebe-se que é um momento de tentar achar soluções possíveis para os eventuais problemas que são detectados com a clientela em relação à não aprendizagem.

            O planejamento obedece o cronograma previamente elaborado pelo núcleo gestor. O nível de correspondência entre teoria e prática se dá em parte, pois há vários fatores que contribuem para que esse dois processos não aconteçam de forma total.

            O livro didático é escolhido pelo corpo docente, onde os mesmos apreciam vários livros por área e chegam a um consenso para a melhor escolha para a escola. O livro é disponibilizado tanto para os professores quanto para os alunos.

          O sistema de avaliação predominante na Escola Sebastião Alves dos Reis obedece á LDB e é ao mesmo tempo normatizada pela a SEDUC. A escola procura adequá-los à vida escolar e às necessidades dos alunos.  A aprendizagem é mensura por meio de um sistema obedecendo a uma escala de 0 a 10 sendo que com uma nota maior ou igual a 6 o aluno é considerado aprovado. Para chegar à nota final do aluno o professor se utiliza de prova objetiva e dissertativa, trabalhos de pesquisas, resolução de atividades, produção textual e ainda leva em consideração a participação e o interesse do aluno. Ao final do ano o aluno deverá somar 24 pontos para ser aprovado.

7

             O único órgão existente nessa instituição é o conselho escolar, quanto ao direcionamento desse item percebe-se que as reuniões acontecem, mas de forma irregular, ou seja, a tomada de decisões se dá sem a participação

da comunidade, dos funcionários  e dos próprios alunos . Não há um grêmio estudantil e nem uma associação de pais. Há o Projeto Político Pedagógico que foi construído em 2008 que teve a participação dos professores, funcionários e alunos e segundo o supervisor é reformulado anualmente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (372.5 Kb)   docx (65.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com