TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História da Educação Física

Por:   •  26/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  443 Palavras (2 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 2

A História da Educação Física

O objetivo deste trabalho é mostrar,  segunda ANDRADE (1997), a importância do estudo da história da educação física para a formação do profissional deste segmento, apontando  as implicações que este tema traz, quanto a aplicabilidade no cotidiano do profissional.

No trabalho desenvolvido por ANDRADE (1997), cujo título é “Porque  Devemos Estuda” a História da Educação Física/Esportes nos Cursos de Graduação” é mostrado que desenvolvimento da formação profissional na Educação Física brasileira foi pautada por uma  preocupação prática. O aluno em formação procurava sempre está ligado e aprofundar conhecimentos relacionados ás suas áreas de seu interesse.

 Olhando segundo esta perspectiva realmente fica difícil entender a importância do estudo da história da educação física. Desta forma, segundo o autor, as funções do estudo da história se restringiriam à mera informação despretensiosa, um objeto de curiosidade ou a distorcidamente justificar o presente.

Todavia, prosseguindo na análise desenvolvida pelo autor entorno deste tema nota-se a real importância relacionada da teoria na formação do profissional, neste caso, o educador físico. A prática tem o seu valor na formação, contudo, se esta, a formação, advir de um processo teórico-prático, a qualidade do profissional fica indiscutivelmente melhor. Posto deste modo, ANDRADE (1997) justifica esta afirmação dizendo:

 “Veja bem que não estamos a dizer que a prática não é importante, mas sim que a graduação deve preparar para a atuação profissional não através de fórmulas e modelos fechados. A graduação deve dar condições, por meio de uma preparação teórica aprofundada, para que o aluno possa recriar constantemente sua atuação, a partir da compreensão da realidade que o cerca, dos valores em jogo, das especificidades da atuação e das possibilidades de que pode dispor para alcance de seus objetivos. A graduação estaria preocupada em preparar o aluno para pensar/repensar sua atuação, entendendo que há a necessidade de uma compreensão teórica por trás de toda atuação, que nunca é só prática, mais indissociadamente teórico-prática”.

Toda esta afirmação do autor justifica o tema central de seu trabalho e está fundamentado nas teorias histórica de Karl Marx.  Falando sobre isto Marx (1997) diz o seguinte: "Os homens fazem sua própria história, mas não fazem como querem, não a fazem sob a circunstância de sua escolha e sim sob aquelas que se defrontam diretamente, ligadas e transmitidas pelo passado".

Concluindo, fica clara a importância do estudo da história da educação física para a formação profissional neste segmento se olharmos segundo a perspectiva de que de que os fundamentos teóricos por traz da história é o que prepara e dar ao profissional as condições necessárias para que ele possa desenvolver constantemente a sua atuação, aplicando-a segundo a realidade que o cerca.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (59 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com