TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História de Minas

Por:   •  23/4/2017  •  Resenha  •  374 Palavras (2 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 2

CRIMES CONTRA MULHERES EM QUELUZ DE MINAS, SÉCULO XIX: 1890 a 1900: ANÁLISE DA MORAL E CULTURA POPULAR

Quando decidi fazer a Pós-Graduação em História de Minas no século XIX, em São João del-Rei, pensei logo a princípio em pesquisar algo que falasse de Conselheiro Lafaiete, ou melhor, de Queluz de Minas.

Depois de várias leituras, conversas com professores da faculdade – principalmente com meu orientador Professor Doutor Ivan Vellasco -  e com moradores e pesquisadores da cidade, resolvi pesquisar sobre as práticas jurídicas no século XIX através da leitura de crimes que ocorreram contra mulheres, na última década do século XIX.

 

 Minha monografia não se pretende uma pesquisa completa sobre crimes contra mulheres, nem sobre a história cultural de Queluz, no século XIX. Não responde questões, simplesmente levanta dados e hipóteses. Indica como esse campo de pesquisa tem um vasto território a ser explorado,bem como a existência de possíveis abordagens.

Através do levantamento de dados pude observar que a história de Queluz  tem pontos a serem pesquisados mais a fundo, como a existência de índios carijós em seu território; mas deixou claro que esta se firmou como um importante centro comercial e palco de relevantes acontecimentos da Província.

Através dos processos de crimes que ocorreram contra mulheres, percebi como eram as práticas jurídicas e como os envolvidos participaram de uma fábula, que nos processos não é uma mentirinha e nem uma historinha, mas é a verdade relatada nos autos e que deve ser levada em consideração para se chegar ao veredicto.

Ao término do trabalho, conclui que ao estudar a história de Queluz através de processos crimes contra mulheres é possível fazer um mapeamento de como eram a moral e a cultura popular da época.

CRIMES CONTRA MULHERES EM QUELUZ DE MINAS, SÉCULO XIX: 1890 a 1900: ANÁLISE DA MORAL E CULTURA POPULAR

Ao pensar em pesquisar processos, tive como preocupação principal mostrar que através da análise dos processos de crimes contra mulheres, em Queluz de Minas, na última década do século XIX, era possível entender aspectos  a respeito da moral propagada e da cultura popular da época. O objetivo principal foi a discussão sobre o papel desempenhado pelas mulheres.

No primeiro capítulo – Aspectos históricos de Queluz – falei sobre como foi o desenvolvimento da cidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (64.4 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com