TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR E LO LIVRO DIDÁTICO PARA APRENDIZAGEM

Por:   •  1/7/2018  •  Artigo  •  4.887 Palavras (20 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 20

A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR E LO LIVRO DIDÁTICO PARA APRENDIZAGEM

EDSON DOS SANTOS SOUSA[1]

GILSON HÉLIO DE JESUS SANTANA[2]

ISABELA DE CÁSSIA CARVALHO [3]

JOSÉ CARLOS DA SILVA SOUSA[4]

RESUMO

O presente artigo tem como objetivo discutir sobre a importância da formação do professor e do livro didático para a aprendizagem, tendo em vista que o livro didático é um dos recursos pedagógicos mais utilizados em sala de aula, sendo um agente capaz de provocar transformações na sociedade, a pesquisa visa à análise dos livros didáticos utilizados na Unidade Escolar Cícero José da Costa, localizada no Povoado Cajueiro, Patos do Piauí  da rede pública de ensino. Baseado nesse pressuposto procura-se verificar se o livro didático contém informações e conceitos capazes de conduzirem à aprendizagem para construção de conhecimentos, levando em consideração o conhecimento do aluno ao ingressar na escola e a realidade que o cerca. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfica e empírico- interpretativa, através de observação das aulas, entrevista oral e questionário aplicado ao professor do 9º ano do ensino fundamental, levando em conta a utilização do livro didático na sala de aula a sua dependência para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem. Diante desse contexto buscaremos demonstrar que, a nosso ver, o Livro como material didático para o trabalho docente e discente é quase imprescindível diante da realidade nacional do ensino.

PALAVRAS-CHAVES: Livro didático; ensino; aprendizagem.

ABSTRACT

This article aims to discuss the importance of teacher training and textbook for learning, given that the textbook is one of the most used pedagogical resources in the classroom, being an agent capable of provoking changes in society , The research aims at the analysis of textbooks used in the José da Costa Cícero School Unit, located in Pueu do Cajueiro, Patos do Piauí of the public school system. Based on this assumption, it is sought to verify if the textbook contains information and concepts capable of leading to learning to build knowledge, taking into account the knowledge of the student upon entering the school and the reality that surrounds it. This is a bibliographical and empirical-interpretative research, through observation of the classes, oral interview and questionnaire applied to the teacher of the 9th year of elementary school, taking into account the use of the textbook in the classroom its dependence on The development of the teaching-learning process. In view of this context, we will try to demonstrate that, in our view, the Book as didactic material for teaching and student work is almost essential in the face of the national reality of teaching.

KEY WORDS: Textbook; teaching; learning.

INTRODUÇÃO

Atualmente o sistema de ensino aprendizagem, apresenta-se defasado, saturado, onde é possível perceber que tanto alunos como professores não se encontram motivados para ensinar e aprender, por se prenderem a um método tradicional, tendo como único objeto de estudo e fonte  de pesquisa o livro didático. Mesmo diante dos grandes avanços tecnológicos que vivenciamos na atualidade, o livro didático ainda continua como principal material didático utilizado nas salas de aula do Brasil.

De acordo com Vesentini (2007) o livro didático representa um importante elemento de ligação na corrente do discurso da competência: é o lugar do saber definido, pronto, acabado, correto e, dessa forma, fonte única de referência e contrapartida dos erros das experiências de vida. Diante do exposto o autor deixa claro o livro didático numa posição central, como principal e única fonte de saber, sem que o mesmo esteja aberto o diálogo e debates relacionados às problemáticas apresentadas por ele.

Existe uma grande preocupação sobre o processo de desenvolvimento do sistema escolar brasileiro, no qual a utilização do livro didático se torna imprescindível para o ensino de todas as disciplinas escolares, precaríssima situação educacional faz com que ele acabe determinando conteúdos e condicionando estratégias de ensino, pois, de forma decisiva, o que se ensina e como se ensina o que se ensina.

Utilizar um material em sala de aula de maneira dinâmica fazendo com que o processo de ensino aprendizagem se torne mais prazeroso, menos verbalístico,  mais eficaz e eficiente, tornou-se um grande desafio que tem acompanhado a educação brasileira durante o seu processo histórico. Tendo em vista, que o uso de materiais diversificados nas salas de aula passou a ser sinônimo de renovação pedagógica, criou-se uma expectativa de que os docentes em sua prática efetivem a utilização desses materiais de forma a conseguir bons resultados na aprendizagem dos seus alunos.

Vale ressaltar que o professor se torna principal sujeito de sua prática desde que estejam capacitados para desenvolver os saberes sobre os materiais didáticos, e consequentemente capazes de refletir e colaborar com a construção dos conhecimentos que rodeiam a utilização dos materiais didáticos em sala de aula. Sendo assim, é importante refletirmos que tanto a formação inicial dos professores quanto as atividade de formação continuada, devem considerar não somente o ideários pedagógico existentes sobre a utilização de materiais didáticos como também os sabres e experiências vividos por esses profissionais na escola.

Faz-se necessário uma atenção em relação ao uso contínuo e geral do livro didático, no qual o mesmo pode ser visto como uma única fonte didática de ajuda ao professor, ou o mesmo pode ser considerado como um substituto do docente, comprometendo assim a aprendizagem do aluno.

Busca-se, neste trabalho, fazer uma análise de como o livro didático vem sendo utilizado pelos professores em sala de aula, analisando de forma sistematizada a importância da formação do professor e do livro didático para o processo de ensino aprendizagem.

De acordo com Schmidt (2004) o livro didático é o material importante e de grande aceitação, pois além de fornecer, organizar e sistematizar os conteúdos explícitos, inclui métodos de aprendizagem da disciplina. Não somente os livros de disciplinas específicas, mas também um livro pedagógico que está contido uma concepção de aprendizagem.

Como exposto, existe as vantagens e desvantagens na utilização do livro didático em relação aos demais materiais didáticos, nesse sentido precisa ser analisado pois a distinção essencial no uso do livro didático depende da utilização constante do professor e a sua mediação entre o livro e o aluno, pois nenhum livro didático substitui o insubstituível trabalho do professor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.1 Kb)   pdf (187 Kb)   docx (26.4 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com