TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DA COMUNIDADE

Por:   •  6/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.008 Palavras (9 Páginas)  •  687 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

 

PRÁTICA DE ENSINO: INTEGRAÇÃO ESCOLA x COMUNIDADE (PE: IEC)

POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1

RELATÓRIO DE CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DA COMUNIDADE

UILIAN PEREIRA QUEIROZ – RA 1403645

Governador Valadares/MG

Março de 2015

CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

  1. Identificação

Escola Municipal Antônio Firmino de Andrade, está situada na Praça São Judas Tadeu N°. 53, no Distrito de São Sebastião do Bugre, Município de Coroaci – MG, Telefone: (33)32913076. Esta Instituição oferece educação Infantil e o Ensino Fundamental e tem como entidade mantenedora a prefeitura municipal de Coroaci.

  1. Análise crítica do ambiente físico

   O prédio é coabitado e está dividida em oito salas de aula arejadas e iluminadas, uma secretaria, uma sala para professores com banheiro, uma cantina, um almoxarifado, dois banheiros feminino, dois banheiros masculino, dois banheiros para a Educação Infantil não adaptado, Play Graund, galpão coberto frente à cantina, um laboratório de informática para ser equipado, um campo de futebol gramado, espaço para cultivo de hortaliça, reservatório de água.

O mobiliário é adequado a idade dos alunos, contendo mesas com cadeira no refeitório.

             O recurso pedagógico proporciona aos alunos uma interação nesse espaço de forma prazerosa promovendo seu desenvolvimento intelectual, afetivo e social.

           A utilização de diferentes espaços é imprescindível uma vez que professores e alunos têm necessidades de desenvolver atividades na biblioteca, videoteca e tele-centro em áreas livres e às vezes fora do âmbito escolar.

A Escola Municipal Antonio Firmino de Andrade localiza-se num local acessível para todos os alunos, tanto da zona urbana quanto da Zona rural.

O prédio em bom estado de conservação possui oito salas de aula arejadas e iluminadas, medindo 47m². O laboratório de informática divide espaço com a biblioteca.

Não há quadra na escola, as turmas utilizam a quadra da comunidade. Há banheiros na sala dos professores, e para os alunos numa área destinada a eles, com acessibilidade a deficientes físicos.

A cantina é limpa, possuem pias e tanque, é arejado, mas com pouco espaço. O pátio é grande, uma parte com jardinagem, campinho gramado, possui áreas de terra sempre limpo.

  E quanto ao material escolar, às carteiras e mesas estão em estado regular de conservação, já os quadros são bons. Os equipamentos que a escola dispõe são: computadores para os alunos, dois para a secretaria; retroprojetor, tela de projeção, microsistem; ambos em bom estado de conservação.

           

  1. Quanto à utilização da biblioteca, do laboratório ou de outras dependências:

A Escola Municipal Antônio Firmino de Andrade é ampla é bem conservada. Nela tem mesas e cadeira acessível para os jovens/adolescente e mesas para as crianças de 1º ano ao 5º ano que estuda na mesma. Nesta biblioteca tem o cantinho da leitura para educação infantil e leituras de livros literário variados em dois turnos: matutino e vespertino. O funcionário que trabalha no local é habilitado para tal profissão sendo útil para aulas de reforços de todas as disciplinas durante toda a semana. Todos os objetivos são alcançados, sendo demonstrada por meio de relatórios mensais de tudo que acontece local de forma significativa. O aspecto que merece elogio é a parte em que o funcionário está pronto para atender alunos em todos os momentos dentro de seu horário de funcionamento e competições que são feitos desde os livros infantis a te os literários. Este projeto foi peito com o bibliotecário a fim de influencia o aluno na leitura do dia-a-dia.

  1. Características da gestão escolar

Os professores que trabalham nessa instituição residem nesse distrito, à maioria é habilitada conhece a família dos alunos, como é o processo de interação família e sociedade. O professor de modo geral, possui formação em curso superior; é um agente transformador porque tem consciência da necessidade da formação continuada e porque zelam pelo bom nome da instituição. Além disso, são participativos, responsáveis, estudiosos, cúmplices do sucesso da escola. Exerce um papel de orientador nas questões familiares e sociais do educando. Planeja e avalia suas práticas em sala de aula, trabalham em equipe buscando sempre o direcionamento espiritual e profissional.

O gestor atua com democracia de modo que consiga fazer com que cada pessoa sob sua responsabilidade possa dar o melhor de si em suas funções, além disso, deve intervir para que o professor se sinta motivado para que o aluno se sinta feliz, para que o espaço de convivência seja agradável.

A gestão democrática da escola é um processo bastante amplo, envolvendo vários aspectos, dentre eles o direito da comunidade escolar se fazer representada, no sentido de acompanhar e avaliar o trabalho da escola. Uma das formas de participação democrática e legal, na escola ocorre por meio do Colegiado escolar.

           A E. M. Antonio Firmino de Andrade busca assegurar uma efetiva participação dos vários segmentos no Colegiado Escolar, pois entende que quando pais, alunos e professores da educação, envolvem-se na gestão, eles contribuem para o aumento da transparência das ações da escola, por meio da ampliação do acesso às informações sobre o trabalho que a escola desenvolve.

      As reuniões de Conselho de Classe da Escola se realizam, ora com participação de pais e alunos, professores, especialistas e direção, ora com participação de professores, especialistas, direção e secretaria. Os resultados das discussões realizadas no Conselho de Classe são democraticamente compartilhados entre os envolvidos, contribuindo com a avaliação do processo ensino- aprendizagem do aluno, e conseqüentemente, com a organização ou reorganização de trabalho pedagógico da escola como um todo.    

  1. Organização administrativa e pedagógica

ORGANIZAÇÃO INTERNA DA ESCOLA: Direção; Coordenação; Orientação Educacional; Corpo docente; Secretaria; Tesouraria; Bibliotecários e Atendimento aos pais.

Esta escola oferece os anos finais do Ensino Fundamental, de acordo com a LDBEN9394/96.

A escola apresenta em sua modalidade um total de 14 turmas, e de matricula de 265 dividido da seguinte forma: matutino 142 e vespertino 123 alunos os quais estão incluídos 14 em educação infantil. Números de professores são: 20 com curso superior e 06 cursando incluindo 01 com magistério, estes se encontram na biblioteca, secretaria e sala de aula. Quanto aos materiais escolar, às mesas e carteiras se encontrarem em estado regular de conservação, os quadros estão em melhor estado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (230.8 Kb)   docx (180.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com