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A Ideologia por Trás do Espaço Social

Por:   •  19/2/2018  •  Resenha  •  2.426 Palavras (10 Páginas)  •  133 Visualizações

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                                                ESPORTES[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7][pic 8][pic 9]

   Foi na última década do século XIX que os Jogos Olímpicos da Era Moderna fizeram sua estréia, quando os esportes mais praticados internacionalmente nos dias atuais, como futebol e rúgbi, começavam a se popularizar. Por muito tempo o esporte tem sido associado com a política, porém nunca como fora nas épocas da Segunda Guerra Mundial e Guerra Fria. Durante os jogos Olímpicos de 1936 a Alemanha Nazista se utilizou dos jogos em Berlim para promover o seu regime, assim como seus princípios, como forma de comprovar a superioridade da nação que Hitler considerava ariana, suprema. Os governos de Mussolini na Itália fascista e Stálin na União Soviética realizaram também grandes incentivos na criação de parques esportivos e programas escolares, especialmente nos anos 1930. Atletas campões significavam não apenas vitórias esportivas para a nação, mas a promoção de sua forma de organização.

   Na primeira Olimpíada pós-guerra, em 1948, tanto o Japão quanto a Alemanha, perdedores na guerra mundial, não foram convidados para participar. A União Soviética fora convidada, mas recusou por questões geopolíticas e financeiras. Foi somente a partir de então que as crescentes rivalidades entre EUA e URSS viriam a se relacionar diretamente com o esporte. A mídia contribuiu ao promover esses megaeventos tanto como disputas quanto formas de integração entre os atletas das nações capitalistas e comunistas. Porém, o esporte não deixou de refletir uma complexa relação entre as nações não apenas política e cultural, como também comercial.

    A disputa política refletiu nos Estados menores, possuidores de menor capacidade militar, que viam como forma de se impor e mostrar relevância o destaque nas competições internacionais, como o caso de Cuba. A Guerra Fria levou a maior profissionalização de determinados esportes, que passaram do quase amadorismo para verdadeiros eixos de competição. Conforme os países de ambos os blocos viam a necessidade mostrar sua hegemonia, criou-se a imagem do superatleta, capaz de quebrar recordes considerados impossíveis. Para tal, se desenvolveu o doping moderno. [pic 10]

   Se os Jogos Olímpicos possuíam um fundo de cooperação e amizade entre as nações, a influência política se mostrou cada vez mais contraditória a isso. Nos jogos de 1980, em Moscou, em torno de 64 países do bloco capitalista alinhados e aliados dos Estados Unidos boicotaram a participação, alegando ser uma resposta a invasão soviética no Afeganistão no ano anterior. Apresentaram várias referências e lamentações a respeito do boicote dos inimigos em meio aos eventos olímpicos, como o uso de bandeiras brancas simbolizando a paz e o choro da mascote Misha, mascote olímpico. A resposta veio em 1984, quando os países comunistas boicotaram as olímpiadas de verão de Los Angeles, alegando falta de segurança e discursos xenofóbicos contra os países comunistas nos Estados Unidos. Os comunistas chegaram a criar uma competição alternativa, os Jogos da Amizade.[pic 11]

                                                    CINEMA

    Os primeiros filmes, ainda com poucos recursos de efeitos sonoros e visuais, em preto e branco e sem áudio, começaram a ser produzidos no final do século XIX. Conforme o século XX se desenvolvia e novas tecnologias surgiam, o recurso cinemático ganhava novos avanços. Foi, porém, com a Primeira Guerra Mundial que a liderança européia na produção de filmes cessou, uma vez que foram destruídos pela brutalidade militar. Os países latinos não tinham recursos para comprar as tecnologias européias, porém os Estados Unidos, não atacados em seu próprio solo durante a guerra e com grande potencial econômico, passou conseguiram tomar a frente e assumir grandes projetos, construindo uma situação de monopólio. Não tardou para que Hollywood desenvolvesse um sistema de estúdios que racionalizava, otimizava e reduzia os custos de produção.[pic 12]

   Ir ao cinema pelo menos uma vez por semana se tornou usual e dos filmes estadunidenses vieram diversas normas culturais, como o jeito de sentar, de dirigir o carro, de ascender o cigarro, de segurar o copo e até a idéia de um casal romântico que desafia os obstáculos sociais para ficarem juntos, como centro do enredo. Produtos passaram a ser vendidos como responsáveis pela beleza das estrelas de cinema.[pic 13]

  Como forma de se opor a esse processo de dominância e imposição cultural, regimes totalitários de governo criaram barreiras para a reprodução dos filmes estadunidenses em seus países, investindo numa contra-produção capaz de exaltar os valores nacionais. No período pós-Segunda Guerra Mundial, os cineastas dos EUA, Europa e Japão desenvolveram uma espécie de “mitologia popular”, em relação a culpa e ansiedade dos tempos pós-Auschwitz e pós-Hiroshima, refletindo nas tensões do período.

   No início da Guerra Fria os filmes passaram a funcionar como forma dei mediata de controle e influência na opinião pública. Os filmes Guerra Fria produzidos por ambos os lados tentaram abordar diferentes facetas do conflito das superpotências e procuram influenciar tanto a opinião interna quanto externa. A diferença entre o cinema americano e soviético deu aos estadunidenses uma vantagem distinta sobre a União Soviética; os EUA estavam prontamente preparados para utilizar suas realizações cinematográficas, como forma de impactar de forma eficaz a opinião pública de forma a União Soviética não podia. Ambos os lados buscaram mostrar o adversário como um inimigo para a estabilidade da nação, assim como exaltaram seus próprios estilos de vida.

                                               CORRIDA ESPACIAL

   A Corrida Espacial começou teve seu início com o lançamento do satélite soviético Sputnik I, em  4 de outubro de 1957. Esse fato forçou os Estados Unidos a demonstrar serviço também, já que os soviéticos saíram na frente. No dia 3 novembro daquele mesmo ano foi enviada ao espaço uma cadela chamada Laika como tripulante da nave Sputinik II. Assim, a cadela se tornou o primeiro ser vivo a viajar pelo espaço.O primeiro homem a viajar no espaço foi também um soviético, Yuri Gagarin, sendo transportado pela nave Vostok I. Fez-se um voo orbital que durou 48 minutos, em 12 de abril de 1961. Até este momento, a União Soviética dominava a corrida espacial graças ao grande investimento feito em seu programa espacial.

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