TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Inclusao De Projetos

Pesquisas Acadêmicas: A Inclusao De Projetos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  478 Palavras (2 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 2

A inclusão de projetos na educação, vem despertando o interesse dos docentes e dos alunos cada vez mais, no trabalho com projetos o aluno busca a construção do seu conhecimento e o professor tem o papel de pesquisador nesse processo. Os projetos estimulam a curiosidade, a pesquisa, a contraposição de ideias, o diálogo interdisciplinar, buscando um novo jeito de aprendizagem, voltado para a construção dos saberes.

Segundo o educador Fernando Hernandes “todas as coisas podem ser ensinadas por meio de projetos, basta que se tenha uma dúvida inicial e que se comece a pesquisar e buscar evidências sobre o assunto”. No trabalho com projetos todos são envolvidos e os assuntos ou curiosidades partem dos interesses dos alunos, estimulando ou criando neles a busca pela pesquisa e construção do conhecimento, o professor também é envolvido em todo o processo do projeto e aprende em conjunto.

No projeto a base é a curiosidade, a necessidade de saber e de compreender a realidade, um projeto nasce de um questionamento, uma necessidade de saber, tanto do aluno, quanto do professor.

Com projetos todos são envolvidos, professor e aluno, resultando numa qualidade de vida, mais participação nas decisões da vida social, cultura, possibilita a criação de estratégias de organização significativa. Onde possibilita a troca de experiências, permite uma avaliação no desenvolvimento escolar e social.

O projeto estimula a capacidade dos alunos em adquirir novos conhecimentos, envolvendo-os nas investigações realizadas em sala de aula e em outros ambientes, para maior associação e entendimento de determinados assuntos ou temas, tornando o conhecimento mais rico. O trabalho com projetos é positivo tanto para o aluno como para o professor por se tratar de um trabalho desenvolvido em conjunto, onde todos tem um papel ativo e determinante na busca pelo saber, construindo o conhecimento e oportunizando à todos o prazer pela pesquisa. O aluno desenvolve a capacidade de selecionar, organizar, priorizar, analisar, criticar e se posicionar diante dos temas, confrontando informações.

As vantagens de se trabalhar com projetos, é que são centradas nas relações e nos procedimentos, implicando numa nova visão de vida, de conceitos, fazendo com que os assuntos se aproximem do aluno, façam parte de sua leitura de mundo tornando a aprendizagem significativa para ele.

Na educação há sempre necessidade de muito planejamento, procurando melhorias contínuas para se trabalhar com projetos, se vê na participação dos alunos, interagindo com professor, visando desenvolver os conhecimentos adquiridos, ter uma visão crítica, formar cidadões.

Hoje em dia , a estratégia de ensino mais utilizada para o desenvolvimento de um trabalho pedagógico interdisciplinar são os projetos.

Por meio de projetos os professores podem introduzir estudos de temas que não pertencem a uma disciplina especifica, mas que envolvem duas ou mais, utilizando a interdisciplinaridade. A intenção é de construir boas situações de aprendizagem, vivenciando situações em que é necessário tomar decisões sobre que caminho a seguir decidir que estudos realizar para resolver um problema.

.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com