TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Influência do Neoliberalismo na Educação

Por:   •  20/4/2021  •  Dissertação  •  409 Palavras (2 Páginas)  •  487 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Formulário para Atividade Online – AO 02

Nome da Disciplina:

Políticas educacionais

Natureza:

Obrigatória

Cursista:

Polo:

Santo Antônio do Descoberto

Tutor:

Patrícia Simone de Araujo

Turma:

“C”

Atividade: Produção textual

Estudante,

Levando em conta as contribuições do artigo intitulado A influência do neoliberalismo na Educação: reflexo na formação docente de autoria de Janine Felix, construa uma produção textual do tipo dissertativo-argumentativo, com no mínimo de 15 linhas, e no máximo de 30, e discuta a seguinte pergunta: como o neoliberalismo influencia na educação atual da sociedade brasileira?

Lembre-se sempre estudante de explanar a sua opinião crítica com embasamento científico! Você poderá usar outros estudos, só não esqueça de citá-los de acordo com as normas da ABNT, para não incorrer ao plágio.

O texto deve ser digitado a partir do formulário_do_estudante da AO_02; salve-o em PDF. E, por último poste-o no repositório da AO_02.

Boa atividade!

Resposta

Digite aqui sua resposta. 

A influência do neoliberalismo na educação: reflexo na formação docente.

É notório que a influência do neoliberalismo na educação traz divergências de opiniões, principalmente, em relação ao reflexo na formação docente. Dentre tantos aspectos, destacam-se: A falta de investimentos na educação superior e o professor não tendo o valor necessário como um agente primordial na educação.

Cabe mencionar que a falta de investimentos na educação superior está  diretamente relacionado a resultados negativos na educação básica e em todos os processos relacionados a educação de um país. Diante disso é perceptível a falta de estrutura na formação de um professor, que carece de uma base solida pautada na pesquisa para sua formação acadêmica, está por sua vez depende de verbas e políticas públicas.

Por oportuno, merece ênfase ao valor que é negado ao profissional da educação, o professor, que de acordo com a visão do neoliberalismo não tem tanta importância assim, com isso fica em segundo plano no papel educacional, servindo também para carregar a culpa dos resultados obtidos pelos alunos da educação básica sejam negativos ou positivos. Posto isso, temos uma desestruturação do corpo educacional, pois tiramos uma peça chave do seu real local de atuação e com isso atenuamos mais ainda a prática da reprodução das classes, fazendo com que os dominantes continuem a dominar e os dominados continuem a serem dominados.

Feitas as reflexões, percebe-se que a influência do neoliberalismo na educação, mais especificamente na formação docente, traz sim um descaso que ocasiona resultados negativos para o desenvolvimento de uma boa educação. Dessa forma é necessário investir nos processos de formação dos professores e educação superior, bem como em pesquisas e infra-estrutura de universidades.

[pic 2]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (89.2 Kb)   docx (64.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com