TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LICENCIATURA EM HISTÓRIA PRÁTICA DE ENSINO: TRAJETÓRIA DA PRÁXIS

Por:   •  29/8/2021  •  Projeto de pesquisa  •  384 Palavras (2 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

LICENCIATURA EM HISTÓRIA

PRÁTICA DE ENSINO: TRAJETÓRIA DA PRÁXIS (PE:TP)

POSTAGEM 1

ATIVIDADE 1 – TEXTO DISSERTATIVO

Bárbara Zuccoli Borges Santos

RA 1921777

Jundiaí

2021

A violência nas escolas , é uma maneira que os alunos encontraram de forma inconsciente de manifestar sua frustração quanto a uma sociedade que não vê a educação como prioridade , principalmente os menos privilegiados . Relacionando - se com a frase de Padre Antônio Vieira " A educação é o principal alicerce para a manutenção das relações entre as pessoas " , de modo que ao não valorizar a educação os alunos permaneceram frustrados e a violência continuará recorrente .

Ademais , é de conhecimento popular que minorias sociais , tendem a ser mais vítimas de agressões no ambiente escolar , já que tal ambiente é uma amostra da sociedade , e portanto uma sociedade altamente violenta " pra fora dos muros da escola " , será também violenta dentro da escola .  Destaca-se, no Brasil, que a escola vem deixando de cumprir seus objetivos de direcionar os alunos por causa de fatores motivadores da violência nesses ambientes. Então, vale ressaltar as causas influenciadoras dos atos, principalmente entre estudantes e docentes, bem como as consequências refletidas na sociedade. Em suma, será perceptível a gravidade da situação hostil urgindo melhoras nos centros estudantis.

No aspecto influenciador, o respeito mútuo é impedido quando o aluno discorda da autoridade maior em sala de aula, o professor. Nesse viés, notas inferiores à média, exigências como realização de trabalhos ou ordens de comportamento são fatores para os alunos buscarem formas de vingança. Em decorrência, os docentes tornam-se alvos de práticas violentas, segundo a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, apenas no primeiro semestre de 2017 foram registrados 178 crimes de agressão. Logo, a violência contra os profissionais é alta e deve ser revertida para também incentivar a redução da prática reversa.

Urge-se, assim, medidas de reversão da violência para as escolas voltarem a atingir seus objetivos. O Ministério da Educação órgão público com poder e responsabilidade de organizar a educação brasileira deve diminuir os casos de violência escolar por meio de projetos de reintegração dos infratores. A fim de que as pessoas envolvidas na prática reprovável sejam orientadas, os projetos governamentais oportunizarão assistência psicológica e preparação para o retorno às salas de aula. Somente dessa maneira, as instituições sociais estarão sendo organizadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (61.5 Kb)   docx (26 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com