TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Origem Da Educação Escolar No Brasil

Ensaios: A Origem Da Educação Escolar No Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2014  •  397 Palavras (2 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 2

“A origem da Educação escolar no Brasil: a ação dos jesuítas como parte do movimento da contra-reformas católica.”

Os jesuítas chegaram ao Brasil, com objetivo de catequizar os índios, transmitir as línguas portuguesas e espanholas, costumes europeus e a religião católica, para evitar o avanço do protestantismo.

Em anotações feitas por Pero Vaz de Caminha, os índios eram descritos como povos inocentes que se convertiam com facilidade.

Devido a esses acontecimentos a Igreja tinha interesse em ocupar e evangelizar o “Novo Mundo”, pois nessa época o protestantismo aparecia como uma alternativa, contra o poder católico.

Em 1549 chega ao Brasil, Tomé de Souza, trazendo padres jesuítas, com o objetivo de ampliar seguidores da fé católica, criando colégios pelo interior e litoral do Brasil. O objetivo não era só a conversão dos nativos, mas também de administrar as instituições de ensino e ajudar os mais importantes órgãos de administração da Metrópole.

Na metade do século XVIII, o ministro Marquês de Pombal, decide que os jesuítas deveriam ser expulsos do Brasil por conta de grande autonomia econômica e política que tinham com a catequese.

Mesmo com esse episódio, a herança religiosa dos jesuítas ainda se encontra em vários setores da sociedade, como em escolas tradicionais e instituições de ensino superior, sendo administradas por dirigentes da Igreja Católica.

Só no século XIX, foi que as escolas que não eram de ordem religiosa (escolas Lacais) começaram a ter maior espaço educacional no território brasileiro.

As três principais reformas que antecederam a contra- reforma católica são:

A reforma Lutera, criada pelo monge alemão Martinho Lutero, pioneiro a contestar os dogmas da Igreja Católica , criando 95 teses que criticavam pontos da doutrina.

A reforma Calvinista (João Calvino) que defendia que a salvação da alma dava-se pelo trabalho justo e honesto.

E por fim a reforma Anglicana, o rei Henrique VIII deixa o papado quando se negou cancelar o casamento do rei e funda a Igreja Anglicana.

A contra-reforma se deu com a preocupação dos católicos, com os avanços do protestantismo e com a alta perda de fieis. Papas e bispos, se reuniram na cidade de Trento (Itália) para traçar objetivos de reação, e assim se definiu que:

* catequizariam os habitantes das “Novas Terras”, através da ação dos jesuítas;

*A retomada do Tribunal do Santo Oficio- Punir e condenar os acusados de heresias;

* Criaram o Índice de Livros Proibidos (Índex Librorium Proibitorium): para evitar a extensão de idéias contrarias à Igreja Católica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com