TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Pompeia, cidade romana

Por:   •  5/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  404 Palavras (2 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 2

Pompeia, Cidade Romana

Pompeia era uma cidade que fazia parte do Império Romano, onde a 24 de agosto no ano 79 d.C, o vulcão Vesúvio entrou em erupção. A cidade de Pompeia ficou completamente coberta de cinzas vulcânicas, e assim permaneceu até ser descoberta no século XVIII.

Pompeia estava organizada da mesma maneira que todas as outra cidades romanas. Tinha duas vias principais que, ao longo do tempo, acabaram por mudar e ser chamadas de Cardo Novo e Decumanos Novo. Era dividida em quarteirões.

Tal como as outras cidades romanas a cidade de Pompeia tinha dois fórums, o fórum principal e o fórum triangular; tinha um teatro; tinha duas palestras, uma pequena dos gladiadores e uma grande; um anfiteatro, e duas termas.

No fórum existiam três templos, um dedicado a Júpiter, outro dedicado a Apolo e ainda o templo de culto imperial, dedicado ao imperador Vespasiano. Existia também um mercado, um santuário, um centro de negócios, uma cúria, uma basílica, uma praça e latrinas públicas.

O anfiteatro de Pompeia chegou a estar fechado durante dez anos, pois no ano 59 d.C, houve uma rixa violenta, que decorreu no palco do anfiteatro, entre Pompeianos e um grupo de espectadores da cidade vizinha.

Nos dias de mercado, em Pompeia mas também em outras cidades de Roma, podiam-se encontrar comerciantes de frango, de peixe, de fruta, ou mesmo barbeitros, perfumistas, sapateiros, entre outros. As padarias evidenciavam-se, pois para além de se encontrarem nos mercados, estavam também espalhadas por toda a cidade cerca de trinta e cinco padarias. Eram símbolo de desenvolvimento do pequeno comércio sendo alguns padeiros considerados uma espécie de burgueses.

Existiam dois tipo de habitação, assim como em todas as cidades de Roma, as casas da camada superior da sociedade chamavam-se domus, e da camada inferior, insulares. Ainda hoje as domus devido à sua beleza são um dos principais fatores de atração turística das ruínas da cidade de Pompeia.

Nas ruínas foram encontrados também uma espécie de grafittis em muros, que já na altura tanto tinham cariz eleitoral, ou seja, de propaganda, como podiam ser mais pessoais como mensagens maldosas para outras pessoas, ou declarações de amor.

A cidade de Pompeia tinha uma estrutura exactamente igual à de qualquer outra cidade Romana, e foi ela que nos deu grande parte do conhecimento que temos hoje de como eram estas cidades, pois ela ficou imortalizada no ano de 79 d.C, sem se ter desenvolvido, como todas as outras que chegaram aos nossos dias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (52.1 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com