TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Revolta de Filipe dos Santos

Por:   •  4/9/2022  •  Ensaio  •  1.673 Palavras (7 Páginas)  •  67 Visualizações

Página 1 de 7

ESCOLA EREM LUIZ ALVES[pic 1]

Turma: 2º ano “A”

Trabalho de História

Professor: Romenyck Stiffen

Ana Clara Barros Da Costa

Ana Laura Barros da Costa

Gabriel Silva Félix

Gerlâine Ferreira da Silva

Iasmi Gomes de Lima

Joice Samara Gomes Ferreira

Luiz Henrique Feitosa

Marcos Eduardo de Andrade

Maria Alice de Lima Silva

Nicolas Renan Barbosa de Melo

Silas dos Santos Silva

LUÍS XVI: UM JULGAMENTO POLÍTICO

Santa Cruz do Capibaribe

2022

Ana Clara Barros Da Costa

Ana Laura Barros da Costa

Gabriel Silva Félix

Gerlâine Ferreira da Silva

Iasmi Gomes de Lima

Joice Samara Gomes Ferreira

Luiz Henrique Feitosa

Marcos Eduardo de Andrade

Maria Alice de Lima Silva

Nicolas Renan Barbosa de Melo

Silas dos Santos Silva [pic 2]

LUIS XVI: UM JULGAMENTO POLÍTICO  

Trabalho de História apresentado ao professor da disciplina de História, da Escola de Referência em Ensino Médio Luiz Alves da Silva, para a obtenção da primeira nota do II bimestre da disciplina.

Orientador: Professor Romenyck Stiffen

Santa Cruz do Capibaribe

2022

RESUMO[pic 3]

Esse trabalho de pesquisa tem o intuito de apresentar a defesa do rei Luís XVI durante seu julgamento, destacando as acusações, os argumentos utilizados para a possível absolvição e a conclusão do tema. O trabalho apresenta o ponto de vista e pesquisa de onze integrantes diferentes de forma de que cada uma buscou expor seu ponto de vista acerca do tema proposto.

Palavras–chave: Luís XVI.

ABSTRACT[pic 4]

This research work aims to present the defense of King Louis XVI during his trial, highlighting the charges, the arguments used for possible acquittal and the conclusion of the theme. The work presents the point of view and research of eleven different members in such a way that each one sought to expose its point of view about the proposed theme.

Keywords: Louis XVI.

SUMÁRIO[pic 5]

APRESENTAÇÃO 5

INTRODUÇÃO 6

CAPÍTULO I

1 ANTECEDENTES 8

1.1 O início do processo  8

1.2 Tópicos da acusação 8

1.3 Argumentos 9

CAPÍTULO II

2 CONCLUSÃO 11

REFERÊNCIAS 12

APRESENTAÇÃO

Essa pesquisa está estruturada em dois capítulo. Antecedendo o primeiro, a introdução apresenta informações importantes sobre o tema principal.

No primeiro capítulo é abordado os seguintes pontos: antecedentes, o início do processo, tópicos da acusação e os argumentos.

No segundo capítulo é apresentado as conclusões finais sobre o tema.

INTRODUÇÃO

John Rawls define que “a justiça é a primeira virtude das instituições sociais, como a verdade é o dos sistemas de pensamento”, em sua teoria social explica que nesse contexto, surgem tanto identidade de interesses como conflito de interesses entre as pessoas, pois estas podem acordar ou discordar pelos mais variados motivos, quanto às formas de repartição dos benefícios e do ônus gerados no convívio social.

É nesse contexto que se encaixa o assunto desta dissertação, que terá o objetivo defender os atos cometidos pelo rei Luís XVI durante seu reinado. Luís Capeto (como ficou conhecido) não possuía direitos fosse como cidadão fosse como soberano, seu julgamento teve apenas fins políticos, com o único objetivo de tirá-lo do jogo político francês.

Se julgássemos Capeto nos dias atuais, haveria inconsistências em seu processo que poderia levar a ser rejeitado por faltas de provas e falsa motivação para tal processo. Mas não é o caso, ele foi julgado por crimes imputáveis devido a falha presente na constituição que o tornava imputável por quaisquer atos cometidos durante seu reinado, simplesmente porque a legislação não o considerava um cidadão.

A provável falsificação de documentos que o incriminaram demonstra uma falha na justiça, que revela que um grupo protegeu determinados interesses, mas sacrificou a pele de outros, essa comparação se equivale ao conceito de justiça do filosofo e jurista Haus Kelsen que aduz que

"O conceito de justiça transforma-se de princípio que garante a felicidade individual de todos em ordem social que protege determinados interesses, ou seja, aqueles que são reconhecidos como dignos dessa proteção pela maioria dos subordinados a essa ordem." (KELSEN, 2001, p. 11)

Podemos concluir dizendo que antes que o seu julgamento começasse, o próprio rei já tinha conhecimento da sentença, seria condenado e provavelmente executado, como símbolo de que novos tempos haviam chegado a Versailles e toda a França.

Porém, temos a chance de reescrever a história de uma forma um tanto quanto inusitada, onde iremos analisar os argumentos e provas que levarão ao veredito final, não podemos afirmar que será um julgamento justo, afinal, moldamos ao longo dos séculos nossas ideologias e conceitos, que nos trouxeram até a democracia constitucional, pilar que nos move nesse momento para este julgamento, por fim, devido aos conceitos de justiça, reconhecemos situações que são vistas como desrespeito às liberdades e direitos civis, mas que há tempos atrás eram consideradas normais e conceitos jurídicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (102.7 Kb)   docx (19.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com