TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Filosofia dirigido pelo Discente Filipe Rafael Eustáquio Ferreira Nunes dos Santos

Por:   •  17/5/2019  •  Resenha  •  431 Palavras (2 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 2

IFBA-Campus Ilhéus

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Trabalho de Filosofia dirigido pelo Discente Filipe Rafael Eustáquio Ferreira Nunes dos Santos da turma ITI41 para a docente Graziella Nick.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ilhéus

2015

ÉTICA

Para o filósofo, a liberdade é condição fundamental da ação e o homem está condenado a ser livre (Sartre). Ela é a possibilidade de o homem fazer criticas, resistir, desobedecer imposições que o sufocam, construir e ou desconstruir situações baseadas na liberdade.

A liberdade é a chave (base) para o poder e a ética. Estas palavras são semelhantes aos pensamentos do filosofo Foucault, pois para ele o poder é nada mais nada menos que a influencia de um ser livre, exercida sobre outro que também é livre que pela sua livre escolhase submete as vontades do outro. E a ética semelhantemente esta atrelada ao conceito de liberdade pois para o filosofo a ela não é uma norma com regras e afins mas sim uma pratica de convivência consigo mesmo um modo de relacionamento com com o próprio individuo.

Agora vejamos o individuo livre e ético da visão de Foucault. Ele conhece a si mesmo e é livre, podendo assim fazer de tudo, porem ele vivem em meio a outras pessoas, ou seja uma sociedade, onde existem outras pessoas livres assim como ele. Entramos ai em uma questão em que a liberdade conjunta trara a moralidade, regras por assim dizer que por sua vez normatizara o certo do errado trazendo consequências a determinadas atitudes do ser livre. Temos ai então um ligamento das dimensões individual e social indo de encontro ao planetário, que vai ao respeito a natureza e a construção de valores que preservam a vida e a natureza com um ciclo armênico de modo q não reflita no individuo e na sociedade furamente.

Saindo um bocado das visões filosóficas de Foucault. Temos que a ética vista atualmente é uma visão meio universalizada, como se fosse um padrão pra todo o mundo dita como o respeito a vida, as culturas e natureza, porem nem sempre foi vista desta maneira. A ética nasceu na Grécia antiga, praticamente junto com a filosofia, embora seus preceitos fossem praticados entre outros povos desde os primórdios da humanidade, mesclados ao contexto mítico e religioso, tentando pautar regras de comportamento para permitir o convívio entre indivíduos agrupados no conjunto da sociedade.

Temos ai então o grande papel da ética que passou lá dos tempos da Grécia antiga aos dias atuais, os fundamentos na convivência dos povos, um universalizador para que se haja convívio entre culturas diferentes e grupos sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (62.1 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com