TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Revolução na América do Norte

Por:   •  15/11/2017  •  Seminário  •  1.237 Palavras (5 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 5

E.E Professor José Vieira de Moraes

Revolução na América do Norte

São Paulo 2017

E.E Professor José Vieira de Moraes

Revolução na América do Norte

 Dados dos alunos:

Amanda Freire                    nº 3

Barbara Dovalibe               nº 4

Beatriz Ayumi                     nº 5

Geovanna  Fraga               nº 13

Larissa Silva                        nº 24

2º I

São Paulo 2017

Sumário

Introdução___________________________________________________________________1                                                                                                                                                                                        

Revolução na América do Norte__________________________________________________2

Causa da Revolução____________________________________________________________3

Consequências________________________________________________________________4

Conclusão____________________________________________________________________5

Bibliografia___________________________________________________________________6

Introdução

A Revolução Americana foi a revolta das colônias inglesas na América do Norte, e essa revolta resultou na criação dos Estados Unidos da América. Essa revolução significou o inicio da crise do Antigo Regime por ter rompido e unidade do sistema colonial. Existiam treze colônias, ocupando o Norte, centro e Sul, todas ocupadas pelos ingleses.

Revolução na América do Norte

A revolução na América do Norte foi a revolta das colônias inglesas que se rebelaram contra a metrópole, e com isso, romperam o pacto colonial, contribuindo para a ascensão da burguesia no poder, colocando um ponto final nos governos absolutistas e mercantilistas da Europa.

    Como a Europa buscava um balanço comercial favorável, houve uma exploração europeia para/com as terras americanas para o estímulo da cultura de produtos agrícolas tropicais. 

      Em todas as partes do território haviam colônias, ocupando assim, o Norte, o Sul, e o centro, mas a grande concentração de comércio se deu em sua maioria na região Sul, e a menor concentração foi na parte Norte, pois nessa parte o clima era parecido com o da Europa, não podendo, por esse motivo, ser usado pelos ingleses, fazendo dessa região a "independente".

     A revolta das colônias, se deu pelo fato de uma intriga ter sido surgida entre os colonos e os ingleses, cujos já não haviam as mesmas ideias graças aos ideais iluministas que chegaram à América pela mídia da época (jornais, livros, etc.). 

    Como a situação foi agravada, os colonos se reuniram no Primeiro Congresso Continental da Filadélfia, já que os ingleses decretaram Leis em 1774 que iam ao oposto das ideias americanas, sendo decretado o fechamento do porto de Boston. Por esse motivo, o primeiro congresso decretou que eles não iriam mais tolerar restrições vindas dos Europeus, mas graças a esse ato, ataques armados foram realizados em 1775, e os colonos contavam com a ajuda de voluntários e, graças a esse movimento, em um segundo congresso, decretaram a independência dos Estados Unidos da América, em 4 de Julho de 1776.

Causa da Revolução

O principal motivo que levou a revolução foi o fato de a Inglaterra ter imposto aos colonos diversos aumentos de imposto. A revolução americana , também conhecida como GUERRA DA INDEPENDENCIA DOS ESTADOS UNIDOS começou em 1775,a  Metrópole tentava restringir os direitos dos colonos, que se viram obrigados a lutar pela independência dos EUA. Os conflitos começaram oficialmente em 19 de abril de 1775, quando os militares britânicos seguiram para Lexington para confiscar as armas dos colonos norte americanos. Os norte-americanos já estavam muito insatisfeitos com o forte domínio inglês. Esse sentimento deu origem a um movimento fundamental para a proclamação dos EUA, no dia 4 de julho de 1776.

Consequências

No século XVII, a Inglaterra estava com em um grande debate com questões religiosas o que abriu uma grande onda de emigração com destino à costa da América do Norte. A fixação dos colonos nesta região originou a formação de treze colónias inglesas.

As taxas sobre os produtos americanos fizeram despertar um movimento de contestação que se fez sentir através de manifestações e boicotes às importações de produtos originados da metrópole. Esta oposição dos colonos resultou na abolição de alguns dos impostos, mantendo-se, no entanto, o do chá, um dos principais produtos da época.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (86.7 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com