TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Tecnologia das Fibras Têxteis I

Por:   •  29/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  412 Palavras (2 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 2

Tecnologia das Fibras Têxteis I

Ano Letivo 2017

Pesquisa sobre Algodão Mocó: período de cultivo; nome científico; região cultivada; características da planta e da fibra; e motivos do fim do cultivo.

  • Introdução: O algodão é a matéria fibrosa que envolve as sementes  algodoeiro, e embora macia, suas fibras apresentam boa resistência a esforços de tração, o que permitiu sua utilização na confecção de tecidos. 

  • Período de cultivo: Era cultivado inicialmente pelos índios, depois em pequenas plantações nas fazendas e sítios da região. O algodão "mocó" foi a variedade que melhor se adaptou aos sertões: por suas raízes profundas, era mais resistente às secas; por seu vigor, era uma variedade mais infensa às pragas e ,por outro lado, produzia até por 8 anos e tinha um ciclo vegetativo muito curto, geralmente um ano.
  • Nome científico: Gossypiun arboreum L. – Algodoeiro arbóreo, nativo da Ásia meridional.
  • Região cultivada: O sertão se tornou o maior produtor dessa matéria prima. Durante muito tempo o algodão do Seridó deteve a reputação de algodão de primeira qualidade. O dicionário geográfico do Brasil em 1922 registrava: O produto é de ótima qualidade. Na exposição Nacional em 1908, o da Zona do Seridó obteve o grande prêmio é o de toda região sertaneja alcança sempre cotações superiores nos mercados internos e externos. O Seridó foi o responsável por produzir 50% do algodão exportado pelo RN, nessa região ele era conhecido como "ouro branco" por ser a maior fonte de renda, ser considerado o melhor algodão dá região, e também por ser legítimo do Brasil.
  • Características da planta e da fibra: Adaptada ao solo árido, resistente as secas e que produz fibras longas, de grande brancura e sedosidade.
  • Motivos do fim do cultivo: Por volta dos anos oitenta, junto com outras importações, vem não se sabe como, a praga do bicudo. Um besouro que estraga botões, para implantar seus ovos, que depois se transforma em larvas, e estas em novos furões, para um encadeamento dessa família maldita, que vem há mais de duas décadas deteriorando a matéria prima do fio natural do algodão, e por via de conseqüência, da riqueza do nosso sertão e da sofrida economia dos estados mais prejudicados, como Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba. Acaba-se, pois, a cultura do algodão Mocó, que por sua manutenção em anos a fio, passou a ser hospedeiro desse estranho e indesejado peregrino.

"Ouro branco que faz nosso povo feliz / Que tanto enriquece o país / um produto do nosso sertão"

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (143.7 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com