TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem

Por:   •  29/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  756 Palavras (4 Páginas)  •  9.436 Visualizações

Página 1 de 4

O Artigo: “A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem”, de Juares da Silva Thiesen, trás como principal discussão o papel da interdisciplinaridade no processo de ensino e aprendizagem, através de duas análises: o epistemológico e o pedagógico.

A interdisciplinaridade surgiu na segunda metade do século XX, devido a necessidades detectadas nos campos das ciências humanas e na educação: superar a fragmentação e o caráter de especialização do conhecimento, causada por uma epistemologia de caráter Positivista.

O estudo da epistemologia abarca a produção, reconstrução e socialização; a ciência e seus paradigmas; métodos de mediação entre sujeito e realidade. Enquanto que, o pedagógico, discute questões de ensino e aprendizagem no âmbito escolar.

A interdisciplinaridade no campo educativo vem sendo discutida por vários autores. Mas, de modo geral, a finalidade do tema é consensual a todos.

“Ela busca responder à necessidade de superação da visão fragmentada nos processos de produção e socialização do conhecimento. Trata-se de um movimento que caminha para novas formas de organização do conhecimento ou para um novo sistema de sua produção, difusão e transferência”. (GIBBONS, Michael 1997)

O principal ponto de reflexão de todo o artigo é o papel da interdisciplinaridade no processo de ensinar e aprender na escolarização formal. Buscando unir as abordagens pedagógicas e epistemológicas, seus avanços, limitações, conflitos e consensos.

Para Edgar Morin (2005), “só o pensamento complexo sobre uma realidade também complexa pode fazer avançar a reforma do pensamento na direção da contextualização, da articulação e da interdisciplinarização do conhecimento produzido pela humanidade”.

O problema da fragmentação do conhecimento foi solucionado em parte, quando colocaram a historicidade e as leis do movimento dialético e da realidade como base para todas as ciências.

No inicio, a interdisciplinaridade foi objeto de estudo da Filosofia. Posteriormente, todas as correntes de pensamento se interessaram pela interdisciplinaridade, e só mais tarde na década de 1980 que começou a ganhar lugar nas ciências humanas e na educação.

Quanto à definição de conceito para a interdisciplinaridade, seria um ato de condicionamento à disciplina; fugiria da óptica interdisciplinar. Ou, como afirma Leis (2005), “a tarefa de procurar definições finais para a interdisciplinaridade não seria algo propriamente interdisciplinar, senão disciplinar”.  Pois, para esse autor, a história da interdisciplinaridade se confunde com a dinâmica viva do conhecimento.

Mais do que identificar um conceito para a interdisciplinaridade, o que os autores buscam é encontrar seu sentido epistemológico, seu papel e suas implicações sobre o processo do conhecer.

Com base nas abordagens teóricas apresentadas pelos autores deste artigo, fica claro que as práticas do pensamento interdisciplinar propõe o fim da fragmentação das disciplinas, das ciências, enfim, do conhecimento.

Segundo Frigotto (1995), precisamos perceber que a interdisciplinaridade não se efetiva se não ultrapassarmos a visão fragmentada e o plano fenomênico, ambos marcados pelo paradigma empirista e positivista.

Japiassu destaca ainda:

A nosso ver, foi uma filosofia das ciências, mais precisamente, o

positivismo, que constituiu o grande veículo e o suporte fundamental dos

obstáculos epistemológicos ao conhecimento interdisciplinar, porque

nenhuma outra filosofia estruturou tanto quanto ela as relações dos cientistas

com suas práticas. E sabemos o quanto esta estruturação foi marcada pela

compartimentação das disciplinas, em nome de uma exigência metodológica

de demarcação de cada objeto particular, constituindo a propriedade privada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (92 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com