TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ÚLTIMA DÉCADA CARACTERIZOU-SE POR UM SIGNIFICATIVO

Por:   •  23/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  565 Palavras (3 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 3

AÚLTIMA DÉCADA CARACTERIZOU-SE POR UM SIGNIFICATIVO aumento de instituições universitárias, tanto no Interior como nas capitais; inúmeras dessas escolas possuem no currículo o curso de História ou matérias históricas; por maior que seja a vontade de alunos e professores em sobrepujar as difi- culdades e limitações que se lhes oferecem e buscar na História, respostas às suas inquietações, é comum não encontrar condições técnicas objetivas que respondam, satisfatoriamente, às suas ne- cessidades. Embora reconhecendo a importância de textos para o desempenho de suas tarefas, por muitas vezes os professores se defrontam com um problema prosaico, porém concreto: a quase inexistência de textos em suas bibliotecas e/ou – proble- ma lamentável, porém real – a dificuldade de os alunos lerem esses texto nas línguas originais ou em traduções para o francês ou o inglês.

Parte desse problema vimos tendo em nosso trabalho à frente da Cadeira de História Antiga, da Faculdade de Filosofia, Ciên- cias e Letras de Assis, nos últimos seis anos e temos ouvido depoimentos semelhantes nos simpósios da Associação dos Pro- fessores Universitários de História, por parte de muitos colegas. Alguns contornam o problema fazendo traduções mimeografadas de alguns poucos textos, outros, simplesmente, utilizam-se apenas ele manuais. De qualquer forma é geral a grita contra a falta de um livro de textos de História Antiga, em português,1 razão pela qual, contando com o apoio de colegas, alicerçados numa equipe eclética e eficiente e estimulados pelo incentivo permanente do Prof. Eurípedes Simões de Paula, estruturamos o presen- te volume, sem outra pretensão que a de oferecer material de trabalho a colegas e alunos. Se este livro puder ser útil, terá atingido seu objetivo e sentir-nos-emos recompensados pelo trabalho.

Um correr de olhos pelo sumário mostrará claramente que não fizemos uma divisão dos textos por povos ou nações, mas sim, “por assunto”. Entendemos que dessa maneira, poderá o professor mostrar aos alunos certas constantes da Antiguidade, destacando as “repetições” das peculiaridades, através da expli- cação do processo histórico; para isso, não tivemos preocupa- ção de ineditismo no texto apresentado: por exemplo, ao lado da legislação de Hamurábi a respeito de “escravismo”, transcre- vemos as leis hebraicas (que estão em qualquer Bíblia), o pen- samento de Aristóteles a respeito do assunto, assim como uma narrativa de Floro sobre a revolta de Espártaco: o importante é que os textos se constituam em interessante material de traba- lho, sob a orientação do professor. Sob o tópico “mitos, hinos e culto” vamos encontrar, lado a lado, lendas evidentemente rela- cionadas, como o mito do dilúvio sumério e o da arca de Noé. Mesmo alunos que possam ter tido notícia a respeito da liga- ção entre os dois mitos, poderão agora confrontar os textos, o que dará mais força à sua compreensão. Inúmeras são as pos- sibilidades de uma classe em trabalhos com estes textos: eles poderão ser utilizados como material principal ou ilustrativo. O aluno poderá verificar, lado a lado, a preocupação social de um Amós e de um Hesíodo; poderá ver como Tibério Graco encarava as guerras romanas de conquista (o atualíssimo texto 11); poderá analisar as concepções de Aristóteles e Tucídides a respeito de História e Poesia (textos 93 e 94); poderá

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (43.6 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com