TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE TECNOLÓGICA DOS ARTEFATOS LÍTICOS DOS SÍTIOS DO LITORAL DO PIAUÍ

Por:   •  3/10/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.144 Palavras (5 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 5

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA – MEC

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ – UFPI

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA

Coordenadoria Geral de Pesquisa – CGP

Campus Universitário Ministro Petrônio Portela, Bloco 06 – Bairro Ininga

Cep: 64049-550 – Teresina-PI – Brasil – Fone (86) 215-5564 – Fone/Fax (86) 215-5560

E-mail: pesquisa@ufpi.edu.br

ANÁLISE TECNOLÓGICA DOS ARTEFATOS LÍTICOS DOS

SÍTIOS DO LITORAL DO PIAUÍ

Acilene Mota Sandes (bolsista do PIBIC/CNPQ), Flavio Rizzi Calippo (Orientador, Depto de Arqueologia - UFPI)

RESUMO

O projeto Arqueologia do Litoral do Piauí tem como principal objetivo o estabelecimento de uma compreensão inicial a respeito da origem do registro arqueológico deixados pelos povos que ocuparam a região do litoral em períodos pré-históricos e históricos, além de dar continuidade nas pesquisas sobre material Lítico, que são de grande importância para o registro arqueológico em geral, como também para a arqueologia do Piaui.

PALAVRAS-CHAVE: Arqueológico, Matéria-prima, Sambaqui

INTRODUÇÃO

Este relatório tem como objetivo apresentar as atividades desenvolvidas e os resultados obtidos até o momento desenvolvidos no âmbito do Projeto de Iniciação Científica “Análise tecnológica dos artefatos líticos dos sítios do litoral”, cujo propósito principal visa a identificação e análise dos artefatos líticos identificados nos sítios arqueológicos do litoral do Piauí, com ênfase no estudo da tecnologia envolvida em sua produção.

O litoral do Piauí possui 66 km de extensão ainda pouco explorados do ponto de vista arqueológico. Ainda que a extensão desse litoral seja relativamente pequena em relação à dos outros estados do Brasil, a costa piauiense possui relevante potencial arqueológico, pois abriga informações próprias e relevantes ao contato do nativo com o colonizador (COUTINHO, 2016).

Os estudos sobre os sítios costeiros do Piauí são recentes. Além de existirem poucas publicações a esse respeito, elas, enfocaram principalmente os artefatos cerâmicos e os vestígios animais deixados pelas populações que os construíram. Nesse sentido, o estudo do material lítico, mesmo que de forma inicial, permitirá ampliar o entendimento a respeito desse

contexto arqueológico e nos permitirá, no final, apresentar ao menos uma hipótese do nível tecnológico dessas primeiras sociedades litorâneas.

Segundo Coutinho (2016) As primeiras pesquisas arqueológicas desenvolvidas no litoral do Piauí foram realizadas pelo, hoje extinto, Núcleo de Estudos Históricos e Geográficos (NEHG/UFPI), vinculado ao Departamento de Geografia e História (DGH/CCHL), através do “Projeto de Pesquisas Arqueológicas no Litoral Piauí-Maranhão”, sob a coordenação da Profª. Lydia Gambéri Almeida de Carvalho. Com a participação do pesquisador colaborador Carlos Vitor Furtado Machado, as atividades referentes a esse projeto foram desenvolvidas no ano de 1996.

De modo complementar, essas análises nos permitirão estabelecer também hipótese iniciais a respeito da função dos próprios sítios. O modo como os artefatos são encontrados in situ é de fundamental importância para se entender se eles foram ali depositados de forma intencional ou se sua posição é decorrente da constante ação dos ventos e da locomoção das dunas. Para poder melhor compreender essa questão, além da análise do material já coletado, que se encontrava na UFPI, participamos de trabalhos de campo com a intenção de revisitar, pelo menos em parte, os sítios arqueológicos de onde esses materiais são provenientes.

Para a análise do material foi utilizada uma ficha de analise especifica, com as categorias que mais se adequam, por ser uma análise tecnológica do material, na ficha foi elaborada uma categoria para: Matéria-prima, Suporte, Classe e Tipo de artefato lascado.

METODOLOGIA

Em primeiro momento as análises iniciais tiveram início no período de novembro e dezembro Pela Discente Laura Cecilia que foi a bolsista inicialmente e pela atual bolsista Acilene Mota, foi feito o levantamento de todos os sítios que continham material lítico e posteriormente iniciada as analises, o material em estudo está depositado no NAP/UFPI.

Identificação dos tipos de instrumentos líticos em cada sitio (artefato lascado, polido ou sem marcas); Identificação da matéria-prima utilizada para a confecção; Identificação das técnicas envolvidas na confecção, principalmente no que diz respeito ao tipo de lascamento e na ocorrência de atributos específicos (forma, quebra, etc); e trabalho de campo

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Após a análise dos sítios identificou-se que estes sítios são caracterizados por uma diversidade de matéria-prima. Condição que, em uma primeira

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (78.7 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com