TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS ANÁLISE DOS PCN PARA ENSINO DE HISTÓRIA

Por:   •  30/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  714 Palavras (3 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 3

ANÁLISE DOS PCN PARA HISTÓRIA

        Este conteudo tem por objetivo fazer uma análise dos PCN  para o ensino médio  referente a disciplina de História. A pontando, objetivos, metodologia, recursos e avaliação.

os PCNs  visam relacionar o ensino de História com a produção da identidade, o ensino de História pode desempenhar um papel importante na configuração da identidade, ao incorporar a reflexão sobre a atuação do indivíduo nas suas relações pessoais com o grupo de convívio, suas afetividades, sua participação no coletivo e suas atitudes de compromisso com classes, grupos sociais, culturas, valores e com gerações do passado e do futuro.

         No contexto escolar, é explícita e consciente tanto para os educadores quanto para os estudantes, constitui uma oportunidade privilegiada para o desenvolvimento de competências associadas às tecnologias das Ciências Humanas. E o mesmo se pode dizer a respeito da utilização das tecnologias de informação e comunicação para a construção de redes informatizadas interativas ou a utilização das já existentes, a fim de propiciar a troca de informações ou o gerenciamento coletivo de projetos de estudo.

             Objetivos:  Auxiliar as equipes escolares na tarefa de construir uma proposta curricular de caráter efetivamente interdisciplinar, cruzando os diversos conhecimentos específicos.  Entender a importância das tecnologias contemporâneas de comunicação e informação para planejamento, gestão, organização e fortalecimento do trabalho de equipe, e compreender os elementos cognitivos, afetivos, sociais e culturais que constituem a identidade própria e a dos outros.

            Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econômicas da cidadania,  entendendo o impacto das tecnologias associadas às Ciências Humanas sobre sua vida pessoal, os processos de produção, o desenvolvimento do conhecimento e a vida social, e  aplicar as tecnologias das Ciências Humanas e Sociais na escola, no trabalho e em outros contextos relevantes para sua vida.

Metodologia: Criticar, analisar e interpretar fontes documentais de natureza diversa, reconhecendo o papel das diferentes linguagens, dos diferentes agentes sociais e  dos diferentes contextos envolvidos em sua produção, atuando sobre os processos de construção da memória social, partindo da crítica dos diversos “lugares de memória” socialmente instituídos para construir a identidade pessoal e social na dimensão histórica.

              Comparar problemáticas atuais e de outros momentos históricos, e posicionar-se diante de fatos presentes a partir da interpretação de suas relações com o passado.

          Avaliação:    A Avaliação proposta se refere a um processo contínuo e somático. O professor deve identificar a apreensão de conteúdos, noções, conceitos, procedimentos e atitudes como conquistas dos estudantes, comparando o antes, o durante e o depois. A avaliação não deve mensurar simplesmente fatos ou conceitos assimilados. Deve ter um caráter diagnóstico e possibilitar ao educador avaliar o seu próprio desempenho como docente, refletindo sobre as intervenções didáticas e outras possibilidades de como atuar no processo de aprendizagem dos alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (96.9 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com