TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS

Por:   •  16/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.735 Palavras (7 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 7

                         [pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]


SUMÁRIO

1 REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS        3

1.1 EDUCAÇÃO? EDUCAÇÕES: APRENDER COM O ÍNDIO........................................3

1.2 O FAX DO NIRSO.....................................................................................................3

1.3 A HISTÓRIA DA CHAPEUZINHO VERMELHO (NA VERSÃO LOBO).....................3

1.4 UMA PESCARIA INESQUECÍVEL...........................................................................3

1.5 A FOLHA AMASSADA.............................................................................................3

1.6 A LIÇÃO DOS GANSOS............................................................................................4

1.7 ASSEMBLEIA NA CARPINTARIA............................................................................4

1.8 COLHERES DE CABO COMPRIDO...........................................................................4

1.9 FAÇA PARTE DOS 5%.............................................................................................4

1.10 O HOMEM E O MUNDO.........................................................................................4

1.11 PROFESSORES REFLEXIVOS.................................................................................5

1.12 UM SONHO IMPOSSÍVEL? ....................................................................................5

1.13 PIPOCAS DA VIDA.................................................................................................5

2 TEXTO SELECIONADO: O Pássaro Sem Cor.......................................................6

3 REFLEXÃO REFERÊNTE AO TEXTO SELECIONADO.........................................7

REFERÊNCIA...............................................................................................................9



1.1. EDUCAÇÃO? EDUCAÇÕES: APRENDER COM O ÍNDIO

O texto é esclarecedor e nos ajuda a perceber que não devemos pressupor que possuímos mais educação que outros povos atribuindo valores errôneos e caracterizando-os como atrasados ou inferiores. O valor que é dado à educação e qual educação é a mais útil, esta estritamente ligada ao meio em que vivemos, portanto, para o índio, é o homem branco que não possui “habilidades úteis” e o homem branco, pensa que para o índio falta educação.

1.2. O FAX DO NIRSO

Em um mundo competitivo e globalizado as pessoas estão esquecendo de desenvolver bom desempenho como profissional. Um curso superior não é garantia de sucesso, o diploma por si só não nos dirá se somos qualificados para determinado trabalho e sim o desenvolvimento do seu trabalho irá demonstrar seu profissionalismo.

1.3. A HISTÓRIA DA CHAPEUZINHO VERMELHO (NA VERSÃO LOBO)

O texto nos ajuda a compreender que verdades podem ser relativas, dependendo do ponto de vista que se olha, por isso é necessário e imprescindível que se olhe todos os lados de uma questão. O professor deve estar aberto as discussões e pontos de vista dos seus alunos, jamais impor uma opinião como verdade absoluta.

1.4. UMA PESCARIA INESQUECÍVEL

 Ética é a base que deve permear toda formação de um individuo, mas não basta simplesmente ter uma boa conduta ética as vistas do povo, o mais difícil e necessário é um comportamento ético em todas as ocasiões. O pai aproveitou bem o momento para ensinar uma lição ao filho, mostrando também que a educação pode e deve esta ligada a todos os momentos da vida.

1.5. A FOLHA AMASSADA

 Muitas situações na vida nos pega se surpresa, mas um professor deve estar preparado para lidar com as adversidades encontradas em sala de aula, entre uma delas, o gerenciamento de varias personalidades cada uma com seus anseios e temperamentos, cabe assim ao professor ter paciência e uma dose extra de tolerância.

1.6. A LIÇÃO DOS GANSOS

A leitura do texto nos ajuda a compreender que vivemos em comunidade e necessitamos das pessoas a nossa volta. A vida do professor também gira em volta da comunidade, direção escolar, os pais e alunos.

1.7. ASSEMBLEIA NA CARPINTARIA

É muito fácil apontar os erros de outros, e fazemos isso com bastante frequencia, talvez até como uma forma de desviar a atenção dos nossos próprios erros. As criticas realmente são necessários, mas de uma forma equilibrada e construtiva, e mais importante do que uma critica é um elogio sincero.

1.8. COLHERES DE CABO COMPRIDO

Trabalho em equipe é de suma importância, o professor deve perceber que não pode realizar seu trabalho sozinho, ele depende de toda uma comunidade escolar, e deve reconhecer suas limitações, sabendo que a união faz a força.

1.9. FAÇA PARTE DOS 5%

Em todas as comunidades a grupos que se destacam mais, uns positivamente e outros negativamente, o professor deve estar se esforçando para entrar no pequeno grupo que se destaca positivamente.

1.10. O HOMEM E O MUNDO

Muitas vezes pensamos em mudar o mundo, e esquecemos que primeiramente precisamos mudar a nós como individual, para depois querer transformar o mundo. Como educadores temos uma grande responsabilidade pois seremos influenciadores, devemos nos ater a essa responsabilidade e cumprir nosso dever com ética.

1.11. PROFESSORES REFLEXIVOS

O professor deve ser comprometido com sua função, transmitindo aos alunos informações necessárias para a sua formação como cidadãos críticos no meio em que vivem. Cabe ao professor reflexivo também perceber que seus alunos são mais do que apenas números em um diário, o professor deve compreender que seus alunos têm formação distinta, carregando assim suas particularidades, sendo que o professor deve entender e respeita tais diferenças.

1.12. UM SONHO IMPOSSÍVEL?

Toda família sonha com o sucessor escolar dos filhos, mas muitos julgam tal sucessor com base apenas nas notas dos filhos, e quando os filhos não conseguem atingir o objetivo esperado pela família, acham que a criança não gosta de estudar, tal erro deve ser compreendido, e o professor deve ajudar a família entender que notas não é sinônimo de bom aluno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (276.6 Kb)   docx (135.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com