TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS

Por:   •  18/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.640 Palavras (7 Páginas)  •  98 Visualizações

Página 1 de 7

LICENCIATURA EM HISTÓRIA

PRÁTICA DE ENSINO: INTRODUÇÃO À DOCÊNCIA (PE:ID)

POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1

REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS

LUCIANA MARQUESDA SILVA. RA: 1906213

Extrema - MG

2019

Sumário

1. APRENDER COM O ÍNDIO 1

2. O FAX DO NIRSO 1

3. A HISTÓRIA DE CHAPEUZINHO VERMELHO (NA VERSÃO DO LOBO) 1

4. UMA PESCARIA INESQUECÍVEL 1

5. A FOLHA AMASSADA 2

6. A LIÇÃO DOS GANSOS 2

7. ASSEMBLÉIA NA CARPINTARIA 2

8. COLHERES DE CABO COMPRIDO 3

9. FAÇA PARTE DOS 5% 3

10. O HOMEM E O MUNDO 3

11. PROFESSORES REFLEXIVOS 4

12. UM SONHO IMPOSSÍVEL? 4

13. PIPOCAS DA VIDA 4

14. REFLEXÕES DA DISCIPLINA PRÁTICA DE ENSINO E INTRODUÇÃO A DOCÊNCIA 5

15. REFERENCIAS 6

1. APRENDER COM O ÍNDIO

Desde quando nascemos e vivemos passamos pela educação. Não importa a forma ou como seremos educados, nesse mundo sempre tem alguém aprendendo ou ensinando, porque podemos aprender em qualquer lugar. No mundo a povos e culturas de diferentes tipos, cada uma com sua forma de viver, ver o mundo e de educar, por isso a maneira de educar depende do local e das necessidades de cada local. Como por exemplo os índios têm que aprender a usar flechas, aprender a caçar, outros tem que aprender a ler a escrever e ser educado com costumes de cada cultura. A educação e essencial para qualquer ser humano.

2. O FAX DO NIRSO

A forma como o “Nirso” escrevia chamou a atenção das pessoas em diferentes pensamentos, a forma de como ele escrevia errado, mas dava lucro para a empresa. Mas o objetivo da empresa era vender não importando com os erros de escrita, reconheceu o esforço e a competência do funcionário porque era isso que dava lucro a empresa.

Hoje no mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, uns tem diplomas mais não tem competência, dedicação, enquanto outros por pararem os estudos cedo ou nunca terem estudado tem competência, mas não tem diploma, por isso e preciso não só ter diploma mas também procurar dá o seu melhor.

3. A HISTÓRIA DE CHAPEUZINHO VERMELHO (NA VERSÃO DO LOBO)

Devemos abrir nossos pensamentos, aceitar diferentes ponto de vista, formar nossas próprias ideias, mudar e questionar a versão dos autores buscando o conhecimento vasto criando novas histórias, assim ajuda as pessoas a interagir de forma racional.

4. UMA PESCARIA INESQUECÍVEL

Filosoficamente a ética e o nome dado a moral do ser humano, e assim a ética esta ligada ao caráter, essa formação como se diz e fundamental integração em uma sociedade, as famílias vão passando e ensinando seus filhos desde quando nascem até se formarem adultos e depois vão tendo uma visão individual como adultos de seus próprios valores morais, esses princípios éticos e valores estão relacionados com base familiar e nas escolas eles ensinam a parte teórica, pois a existe não só a ética relacionada a moral do ser humano como a ética ligada a leis na qual devemos cumprir através de leis assim aplicadas, como por exemplo a ética profissional.

5. A FOLHA AMASSADA

A importância vinda do texto sobrea a palavra pronunciada e o efeito dela ao interferir na nossa vida.

Quando se está na sala de aula os cuidados com a palavras tanto vinda dos alunos como do professor devem ser bem interpretadas. Poia uma vez dita difícil a explicação delas. Sabemos hoje das dificuldades que os professores enfrentam em relação a alunos mais rebeldes e teremos que está preparados e passar o aprendizado da melhor forma possível.

6. A LIÇÃO DOS GANSOS

O texto mostra a observar o trabalho em equipe, a importância da união. Pensamos muitas das vezes com orgulho achando que não precisamos de ajuda de ninguém mas no dia a dia vamos percebendo que isso muda ao nos deparar em situações em que na união conseguimos ir além, e desta forma que devemos mostrar não só para os alunos como para os que nos rodeiam diariamente passando sempre uma segurança de que unidos faremos um mundo melhor.

7. ASSEMBLÉIA NA CARPINTARIA

E muito lindo vê que os animais têm essa união em grupo. E isso nos leva a pensar que é muito importante o trabalho e equipe, por mais difícil que isso seja as vezes, lidar com pensamentos diferentes sobre um mesmo assunto. Isso acontece no nosso dia a dia, também na sala de aula onde temos diversas pessoas com pensamentos diferentes, religiões diferentes, e passar para os alunos que o valor da confiança, da união e do amor para com o próximo está em aceitar as suas escolhas e suas diferenças se respeitando independente de qualquer coisa. Todos nós precisamos de apoio de incentivos, uma pessoa sozinha pode fazer muito pouco comparado ao que um grupo unido pode realizar.

8. COLHERES DE CABO COMPRIDO

Ao refletirmos sobre o texto nos deparamos novamente com a importância do companheirismo e trabalho em equipe. Tão necessário é saber ser um bom profissional quanto trabalhar em grupo, hoje é quase impossível não nos depararmos com alguma área que não necessite de uma equipe. Saber conviver nestas condições é acima de tudo respeitar a opinião do outro e ter a maestria de contornar opiniões que não sejam benéficas ao grupo. Toda equipe necessita de um bom líder, o professor nada mais é, do que um deles, e apenas com conhecimento, ética, companheirismo e espírito de liderança este profissional conseguirá obter o êxito que tanto busca.

9. FAÇA PARTE DOS 5%

Uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (50.2 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com