TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO

Por:   •  29/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.130 Palavras (5 Páginas)  •  3.385 Visualizações

Página 1 de 5

 UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ LICENCIATURA EM HISTÓRIA

 ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO

Divinópolis

1/2017

“ENTRANDO NO CLIMA”, UMA ANÁLISE SOCIOLÓGICA DAS RELAÇÕES ENTRE A SOCIEDADE E O MEIO AMBIENTE.

Aspectos antropológicos e sociológicos da educação, como pré-requisito para obtenção de nota do curso História da Universidade Estácio de Sá, 1/2017

        Orientador Prof Mauro Leão Gomes        

                                                      Divinópolis

1/2017

AGRADECIMENTOS

        À minha família e amigos, que acreditam em meu potencial e me ajudam a atingir as metas que me são estabelecidas.  

         

Há muitas pessoas de visão perfeita que nada veem... O ato de ver não é coisa natural. Precisa ser aprendido. Rubem Alves 

RESUMO

A necessidade de inserir na escola uma educação voltada para a área do meio ambiente vem crescendo ano após ano, pois a degradação do meio ambiente vem aumentando aceleradamente, e a escola tem um grande papel na mudança socioambiental do nosso planeta. Os professores tendo consciência do que estamos vivendo e orientando aos alunos como agir para transforma o meio ambiente, os resultados virão com louvor.

Palavras-chaves: meio ambiente.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        7

2 A vida socioambiental das cidades nos dias atuais ..................................8

3 Rio Itapecerica ...............................................................................................8

4 OBJETIVO        9

5 CONCLUSÃO        11

6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        12


1 INTRODUÇÃO

O Homem no passar dos anos vem interferindo no meio ambiente de forma agressiva, segundo Karl Marx  O homem é um animal social cuja sobrevivência exige a cooperação de todos os membros da comunidade “O ser humano vive da natureza significa que a natureza é seu corpo, com o qual ele precisa estar em processo contínuo para não morrer. Que a vida física e espiritual do ser humano está associada à natureza não tem outro sentido do que afirmar que a natureza está associada a si mesma, pois o ser humano é parte da natureza’’(MARX, 1968: 516), dessa forma  precisamos da natureza e natureza de nós.


2 A vida socioambiental das cidades nos dias atuais

            O crescimento urbano hoje ganha grande repercussão e com ele vem o desgaste da natureza. O homem derruba arvores, polui rios,  joga dejetos em vias públicas sem se dar conta que ele está se matando aos poucos. É necessário consciência da comunidade para mudar esse cenário e construir um lugar para se viver com saúde em harmonia com a natureza.

          Os rios que ainda restam hoje nos centros urbanos a maioria são poluídos e ninguém faz nada para intervir. O caso que vou retratar é o Rio Itapecerica em Divinópolis, que a bastante tempo vem sendo motivo de brigas entre prefeitura e copasa (companhia de saneamento básico do Estado de Minas Gerais).

          Em entrevista com alguns moradores região podemos observar de perto a triste realidade da região.

3 Rio Itapecerica 

                O Rio Itapecerica é o principal rio na cidade de Divinópolis, responsável pela maior parte do abastecimento da cidade. Tendo sua extensão no município de 29km de área urbana.

               Um dia já foi um rio limpo de com uma enorme diversidade de sua fauna e flora. Hoje é um rio totalmente poluído com água imprópria para banho e recebe esgoto sem tratamento, e uma enorme quantidade de lixo doméstico é jogada nele todos os dias, como também objetos como móveis e eletrodomésticos causando degradação do rio e do meio ambiente local.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (178.9 Kb)   docx (749.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com