TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS: Antropologia Cultural

Seminário: ATPS: Antropologia Cultural. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/8/2014  •  Seminário  •  931 Palavras (4 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 4

Disciplina: Antropologia Cultural

Curso:

Professor:

Nome do aluno:

Data:

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Questão 1:

A partir da observação e análise da charge “O olhar antropológico” de autoria do profº Augusto Tavares, (Disponível em: <http://aulasdoaugusto.blogspot.com.br/2010/02/charge-o-olhar-antropologico.html#!/2010/02/charge-o-olhar-antropologico.html>. Acesso em: 09 jul. 2014), apresentada acima, explique, num texto de no mínimo 08 linhas, o conceito de Antropologia Cultural. (2,5 pontos)

R: A charge acima apresenta diferentes povos e um antropólogo exercendo trabalho de campo, com isso podemos entender a Antropologia Cultural como a ciência que dedica-se ao estudo do homem em fase de evolução, integração e comportamento dentro da sociedade. Atribui-se também a Antropologia Cultural o estudo da cultura dos grupos em um nível maior dos povos em que o ser humano está inserido, apontando suas diferenças e buscando compreender a cultura dos povos e grupos. E também procura observar e analisar a forma de organização e comunicação, como responde a cultura presente e a influência da sociedade nas atitudes pelos indivíduos inseridos.

Questão 2: Assista ao vídeo “Falar açoriano, um luxo cultural” disponível no link: <http://www.youtube.com/watch?v=uf-cZMJIlP0&feature=related> (Acesso em: 09 jul. 2014). E articulando-o ao conteúdo da disciplina, explique, por que se diz que a antropologia exige uma “transformação do olhar”. Utilize passagens do vídeo e de textos externos ao material didático para fundamentar sua resposta. (2,5 pontos)

R: A Antropologia exige uma transformação no Olhar para nos darmos conta do quão rica é nossa cultura, nos traços e história que herdamos de povos que colonizaram nosso país. Desprezar e excluir os outros achando que somos melhores, que somente o jeito que falamos é o certo, é exemplo claro de etnocentrismo. A cultura dos nossos antepassados está presente em nosso cotidiano, e muitas vezes não nos damos conta, o sotaque e expressões que os açorianos chegaram a Florianópolis, continua presente no jeito de falar de pessoas daquela região. A cultura continua presente naquele local, mas pouco valorizada, um planejamento para valoriza-la precisa ser criado, devemos relativizar os visitantes e até os próprios moradores para que o etnocentrismo não tome conta, e a população não se sinta desprezada pelos turistas e moradores vindos de outras localidades.

Questão 3: A curiosidade do homem sobre si próprio sempre existiu, mas a passagem do curioso, do exótico e do bizarro, para uma consciência da alteridade é que marca realmente o pensamento do homem sobre o homem (LAPLANTINE, 1995, pág.13), e a reflexão a respeito da diferença. A partir do que foi estudado na disciplina de Antropologia Cultural, explique esta colocação em um texto fundamentado de no mínimo 08 linhas. (2,5 pontos)

R: O conhecimento antropológico estabelece a construção de uma visão crítica do mundo como uma das competências a serem desenvolvidas e essa visão crítica permite as pessoas perceber-se como elemento ativo, dotado de força política e capacidade de transformar. Pensar o mundo a partir de uma postura antropológica é ir além da visão crítica. É desafiar nossas próprias crenças e certezas, mas antes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com