TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Absolutismo Inglês Resumo Capitulo 1° O Renascimento

Por:   •  29/11/2016  •  Resenha  •  1.123 Palavras (5 Páginas)  •  415 Visualizações

Página 1 de 5

Resumo Capitulo 1° O Renascimento

O periodo do século XI e XIV conhecido como baixa idade média foi vivido na Europa Ocidental onde assistio o surgimengo dos comércios e das cidades,temos que levar em conta que o surgimento dos comercios e das cidades nao foi igual em relação de tempo em todo Ocidente Europeu.

A partir do surgimento do comércio um dos principais meios de produção era a produção artesanal,também pode-se perceber que existia grande centros  exportadores como a Itália e a Flandes que foram beneficiados desde cedo com essas mudanças assim se tornando grandes centros exportadores de tecidos para a Europa.

Por volta do século XIV todo esse crescimento entrou em colapso e pode-se dizer que alguns motivos foi a Peste Negra, a Guerra dos Cem anos e Revoltas populares, as razões para tais revoltas foi causada pelo declinio demografico os senhores feudais aumentaram a carga de trabalho e de impostos aos camponeses, que foram contra esssa superexploração e por isso se revltaram e assim surgio o trabalho assalariado,isso significa que os servos agora poderiam vender o que sobravam das produções no mercado da cidade.

Com todo a crisse do século XIV o comercio foi fortalecido assim como as atividades manufatureiras por esses motivos alguns historiadores tratam do século XIV como um periodo da Revolução Industrial. A monarquia foi um agente que saiu muito fortalecido do século XIV,o papel do monarca moderno foi decisivo tanto para conduzir as guerras como  começar as revoltas populares. A unificaçãp politica significaria a unificação de moedas e dos impostos,das leis e normas,de pesos e medidas,significaria a pacificação de guerras feudais e a eliminação do banditismo das estradas.

Entende-se que agora seria criado um Estado sem o poder dos Feudos contando com ajuda de mercenarios funcionários burocraticos de corte e de pronvincias juristas,diplomatas e espiões econtrados no escalão da burguesia,com tudo isso tende-se a imagem de um Estrado transformado em uma empresa e ele dominado por algumas casas financeiras.

Nos novos termos são colocados uma nova ordem social,sem mediação de corporações,empresarios ou empregrados são colocados como individuos isolados na sociedade isso coloca o individuo em disputa com os outros individuos conforme condições posta pelo capitalismo.Segundo Maquiavel o que dependeria do sucesso ou fracasso desse individuo seria quatro fatores básico,acaso,engenho,astúci e  riqueza, já para os Renascentista e os Humanistas a educação seria o fator decisivo.

Ninguem estava errado pois o momento botava a capacidade criativa da personalidade humana em foco e assim apareciam novas tecnicas de exploração agricola e navegação;de amamento de guerra.Esse desenvolvimento poderia fazer com que uma empresa ficasse a frende de outra que osse mais desenvolvida,isso também acontece com o Estado se for mais desenvolvido na criação de novas armas,foi assimque Galileu foi contratado.

Nessas circunstância apareceu a partir de observação métodica a Natureza que fez ir surgindo a pratica sobre a matemática, que era bem desenvolvida e bastante usadas no sistema de juros ,emprestimos, investimentos e bonificações. Foi se desenvolvendo também a geometria Euclidima que confirmava o Heliocentrismo(O sol ocupando o centro do sistema planetário e não a Terra) assim foi se desenvolvendo viagens maiores e mais amplas assim ampliando o sistema comercial atingindo toda a expansão terrestre assim podendo mapealo .

Capitulo 2°: Os Humanistas:uma nova visão do mundo

Os Humanistas eram individuos que queriam modificar e renovar o padrão de estudo ministrados tradicionalmente nas univercidades medievais que era dominada pela cultura da igreja e voltado para três carreiras tradicionais direito,medicina e teologia. E a partir dai se iniciou o movimento para que se incluisem o estudo humano que incluam poesia,a filosofia,a história,e a matemática.Eles se consideravam como a mais perfeita e expressiva a cultura que havia surgido e se desenvolvido no seio do paganismo,isso não quer dizer que os humanistas fossem ateus,ou que desejassem voltar ao paganismo,todos eram cristãos, apenas desejavam reinterpretar a mensagem do evangelho a luz da experiência e dos valores da antiguidade,valores esses que exaltava exclusivamente o homem e assim foir surgindo uma atitude  que se tornou conhecida como Antropocentrismo, o objetivo do antropocentrismo seria voltado para que o homem Europeu tivesse um comportamento vltado para  a Vontade,no desejo de conquistar e no anseio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (58.9 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com