TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antropologias da Educação

Por:   •  1/2/2020  •  Projeto de pesquisa  •  1.454 Palavras (6 Páginas)  •  850 Visualizações

Página 1 de 6

História Medieval

1Para os romanos, todos os estrangeiros eram Bárbaros. Você sabe o que é um povo bárbaro?

Escolha uma:

[pic 1]a. Os povos bárbaros, na verdade, eram originários da germânica e habitavam as regiões norte e nordeste da Europa e noroeste da Ásia, na época do Império Romano.

2 O rei merovíngio era o senhor dos espólios de guerra, responsável pela redistribuição das riquezas conquistadas entre seus seguidores, apesar de estes poderes não serem absolutos.

 Assinale a alternativa que corresponde a característica da lei merovíngia.

Escolha uma:

e. A lei merovíngia não era uma lei universal igualmente aplicável a todos; era aplicada a cada indivíduo de acordo com sua origem

3Na Inglaterra, embora a conquista tenha ocorrido através de lutas militares, após o assentamento a vida coletiva predominou. Havia assembleia para as decisões que teriam que serem tomadas. Tais assembleias formavam a hundred, instituição fundamental dos primeiros tempos anglo-saxônicos na Inglaterra, conforme HERRS, 1986.

As características de cada povo estavam relacionadas:

Escolha uma:

[pic 2]a. aos aspectos étnicos de cada bando que estavam mais associados ao acaso da conquista, da implantação de tribos e de seu reagrupamento

4 A unidade política do Império Romano diminui na Europa Ocidental durante e depois do século III d.C., os seus territórios foram conquistados por sucessivas vagas de tribos bárbaras, algumas delas rejeitavam a cultura clássica de Roma, enquanto outras, como os Godos, admiravam-na e consideravam-se eles próprios os herdeiros de Roma.

Esses povos em movimento eram:.

[pic 3]b. os Hunos e Avares e Magiares com um grande número de Germanos e mais tarde os povos Eslavos.

5 Os bispos, no século VI, constituem-se os únicos mandatários da cidade e a encarnação da vida espiritual e em alguns casos se identificam com a “nação” romana (HERRS, 1981,p.32).

De que forma os Bispos eram escolhidos?

Escolha uma

[pic 4]

[pic 5]b. Dentro da aristocracia, ricos proprietários de terra geralmente hábil controlador das despesas da cidade e ele que tem a função de assegurar a estabilidade das cidade

6 O processo de evangelização missionária fora fundamental na maneira de cristianização dos povos bárbaros.  Possibilitou diminuir a liberdade de atuação da Igreja da Irlanda e estabeleceu critérios para a evangelização da Inglaterra (os saxões).

Conversões foram feitas, como o exemplo:

e. Do monge Agostinho, que conseguiu, rapidamente, converter o rei Etelfrido

7Em 768, Pepino morreu e seu reino foi dividido entre os dois filhos Carlos e Carlomano, porém, três anos depois, Carlos assumiu como único rei, pois seu irmão morreu.

Carlos Magno tornou-se um dos maiores guerreiros da Alta Idade Média. Usando como pretexto a fé cristã:

Escolha uma d. Invadiu as áreas mulçumanas da Espanha e perseguiu os pagãos da Germânia.

8 Seguindo as antigas rotas das invasões Germânicas ou rotas mercantes, bastante frequentadas, os invasores, partindo de regiões distantes e fortificadas, por muito tempo, não tinham outra pretensão que não a de saquear tesouros de mosteiros, relicários, estátuas, objetos de arte, mobiliário litúrgico e ouro, este fundido tão logo chegavam de volta. Nenhuma pretensão de dominação política, apenas a aventura das incursões e a posse dos espólios.

 

Essas condições jamais foram ultrapassadas pelos cavaleiros da estepe e os sarracenos:

Escolha uma:

d. Já os piratas do norte, vikings, estabeleceram algumas relações comerciais, infelizmente, quase que apenas no tráfico de escravos

9 Toda a Europa esteve por séculos à deriva, tomada por guerras e atrocidades importadas, mas o que se tem de registro leva-nos a concluir que a sociedade feudal foi a mais importante resposta à desorganização gerada com o desmonte do Império Romano e aos inúmeros invasores que se aproveitaram da fragilidade e ausência de coesão dos povos da Europa.

Nessa época, passou a prevalecer:

Escolha uma:

[pic 6]a. a lei do mais forte, no lugar do contrato, o juramento homem a homem; no  lugar da  civilidade, o servilismo; no  lugar das leis  escritas, prevaleciam os costumes

10 Existiram casos de feudalismo imposto; como o caso do Papa Silvestre II, tentando implantá-los nos estados pontificais e os casos de conquistas militares, com os normandos na Inglaterra e na Itália meridional.

Esse feudalismo de importação, inclusive os da Terra Santa, foram um tanto artificiais, pois:

Escolha uma

d. Permaneceram as tradições e antigas estruturas, tornando-se um feudalismo  aparente e  superpostos.

11Com base na leitura dessa unidade pode-se afirmar que a sociedade medieval, nos princípios do século XI, é constituída por:

Escolha uma:

[pic 7]a. Clérigos, guerreiros, trabalhadores.

12 Leia as afirmações abaixo e responda:

 

I-             A partir da segunda metade do século XI, os normandos voltaram a agir na Europa e desordenam o mapa político.

II-            É somente no fim do reinado de Felipe I, que o rei passa a exigir homenagem e fidelidade de todos e se esforça por definir essa hierarquia baseada nas relações de vassalagem.

III-           De acordo com Heers a conquista da Sicilia assinala o fim da expansão normanda no Mediterrâneo

e. Apenas as afirmações I e II

13 Leia as afirmações abaixo e responda:

 

É possível afirmar que os futuros órgãos e princípios de governo do reino anglo normando foram forjados:

Escolha uma:

[pic 8]a. na Inglaterra

14Leia as afirmações abaixo e responda:

I-             O Clero Secular era composto por sacerdotes que viviam fora dos mosteiros, divididos em padres, bispos e outros.

II-            O Clero Regular era composto por sacerdotes que viviam nos mosteiros e obedeciam as regras de sua ordem religiosa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (86.3 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com