TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Noticias de Uma Guerra Particular

Por:   •  20/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  714 Palavras (3 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 3

                                                        Elaboração de Textos Acadêmicos.

                                                        Silvio Alvares Ageia  

                                                        Matr 211069 turma 32001

Notícias de uma guerra particular ( vídeo – 1994 )

        Como se sabe , a cidade do Rio de Janeiro enfrenta nos dias de hoje um verdadeiro estado de sítio. Comércios fechando, importantes avenidas interditadas, atentados a delegacias, homicídios, tiroteios, balas perdidas e tudo em sua maior parte, sob responsabilidade do que se convencionou chamar de Poder Paralelo.

        A obra Noticias de uma Guerra Particular, retrata o funcionamento do  mecanismo do Poder Paralelo sob a perspectiva da comunidade da favela .

Com o intuito de tentar descobrir a lógica do mecanismo e a inversão de valores que faz com que o tráfico de drogas, nos morros da cidade do Rio de Janeiro, seja muitas vezes para o jovem da favela, a única e melhor saída, entre outros depoimentos, o vídeo colhe a opinião de um garoto – soldado do tráfico, defendendo o que coloca como seu meio de vida. Informando ao repórter que em seu trabalho tende a ganhar por volta de R$ 900,00 por semana, que andar armado na favela é sinônimo de prestigio, pois até as garotas mais bonitas não se interessam por quaisquer outros, deixa claro  que além da possível necessidade, o que realmente o fez optar por esta vida foi o que sua percepção traz a esse respeito, que é sentir-se respeitado .

Em parte, os depoimentos mostram  as duras regras que o tráfico impõem aos moradores e a indiferença em relação aos problemas destes, e em outros casos o quanto são de fato respeitados pela comunidade os traficantes que chegam as vezes a distribuir alimentos e vestimentas à sua comunidade.

A influência junto às pessoas destas comunidades é tamanha que chegamos a constatar que alguns dos criminosos, hoje presos, de forma alguma se entendem como pessoas integrantes de quaisquer tipo de atividade social que não a do crime .Constamos isto através de um depoimento de um detento que informa ao repórter de sua pretensão, se algum dia sair da cadeia,  de voltar a  roubar , tentando colocar em palavras toda a sua revolta com o sistema.

Constatamos também, a dinâmica de substituição das forças de trabalho através do relato de um garoto, não mais de 13 anos, que informa que sua vida neste momento, é apenas esperar na fila pelo que considera ser uma oportunidade, a de ser um soldado do trafico .

Esclarecida a perspectiva dos moradores da favela a respeito do poder paralelo, a parte da obra talvez mais triste, é a dura realidade que enfrentam os policiais (e o documentário nos da  acesso às cenas de invasões e tiroteios na favela), em sua luta diária contra o crime, perdendo companheiros de profissão quase que diariamente, e a pouca ou nenhuma crença de mudança no quadro que se perdura já por quatro gerações daquela comunidade a qual o policial entrevistado refere –se  .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (90 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com