TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica do documentário "Notícias de uma Guerra Particular"

Por:   •  2/11/2017  •  Resenha  •  622 Palavras (3 Páginas)  •  1.711 Visualizações

Página 1 de 3

NOME: TATIANE MARQUES DE OLIVEIRA.

DIREITO: 5° A – DIURNO.

O SURGIMENTO DO COMANDO VERMELHO E A IDEOLOGIA “PAZ, JUSTIÇA E LIBERDADE.

        O Comando vermelho, também conhecido pelas siglas CV ou CVRL é uma das maiores organizações criminosas do Brasil, foi criada em 1979 na cadeia de Cândido Mendes no RJ, com o anseio de fazer todas as omissões governamentais que não alcançam os carcerários, revestida de princípios e virtudes dessa sociedade a parte. O lema é a PAZ, JUSTIÇA e LIBERDADE. Será a partir dessas três ideologias que podemos traçar o começo e espírito que ele carrega.

        O tráfico nas favelas leva consigo toda uma fracassada estrutura política sociológica que o governo brasileiro carrega, com maior ênfase nos morros do Rio de Janeiro, palco de apresentação do documentário: “Notícias de uma Guerra Particular”, que retrata a sociedade dos excluídos, indesejados pelas demais classes, os quais não se enquadram no perfil criado pela cultura capitalista brasileira.

        Desde os primórdios das formações urbanas, os taxados “pobres” eram enviados para a periferia, onde encontravam condições de baixo custo para vivência e em determinadas cidades amparo político, exemplo disso são os conjuntos habitacionais criados pela prefeitura, como solução mediática em dar amparo ao crescimento acelerado das cidades. Aos poucos a marginalização periférica e metropolitana foi sendo aumentada, e hoje vemos claramente a discrepância social econômica desse resultado. São nessas regiões que encontramos favelas e pessoas de baixa renda, assim como a maior parte dos negros e todos aqueles que não se enquadram no perfil elitista. É nesse quadro social que se esmera o Comando Vermelho, formado nos presídios e composto em quase toda sua totalidade por pessoas nascentes em tais lugares, onde viveram suas vidas em meio a discriminação. Muitos não tiveram as mesmas oportunidades dos seus opressores. Estes cidadãos sobrevivem em meio ao caos, educados com virtudes e exemplos sociais divergentes de lugares fora dos morros. Todo o contexto sociológico e ideal mostrado em propagandas, filmes, e até mesmo em escolas não podem ser alcançados por estes. Sua realidade econômica o força internamente à sobrevivência e o caminho mais simples parece ser em um primeiro momento à estes sujeitos o crime, começando aqui seu primeiro e maior impulso ao tráfico, profissão essa que futuramente leva às prisões e posteriormente ao CV.

        Em meio a todo contexto que foi explanado é que os princípios básicos do comando se esmeram, quando esses sujeitos chegam à prisão sua confirmação de exclusão social e ódio aumenta exaustivamente, temos uma sociedade de pessoas taxadas como marginalizadas com o objetivo de LIBERDADE, onde seu maior obstáculo e inimigo repressor é a polícia. As prisões brasileiras possuem diversas pessoas com linhas de tráfico e crimes diferentes, em meio a elas ocorrem vários confrontos mas sobretudo o maior e em comum a estes é a polícia, logo fica possível imaginar todo o caos da desorganização nos presídios, onde os limites de punição e meios de controle não existem, a PAZ torna-se um dos desejos dentro das cadeias. Por fim, temos a JUSTIÇA que é essa ânsia ideológica e que serve de motivação para que os presos continuem a lutar dentro das prisões para uma vida digna. Em sua realidade a parte, anseiam por igualdade e condições ao menos mínimas de humanidade entre seus “companheiros” e sobretudo, com relação a hierarquia prisional ilimitada, onde pretendem fazer o que o Governo não faz por eles.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (69.9 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com