TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica Sobre o Filme O Jovem Karl Marx

Por:   •  25/6/2020  •  Resenha  •  722 Palavras (3 Páginas)  •  1.641 Visualizações

Página 1 de 3

Bom Jesus / IELUSC Resultado de imagem para bom jesus ielusc

Disciplina: Sociologia

Professor: JOÃO FRANCISCO HACK KAMRADT

Atividade: Resenha crítica sobre o filme O Jovem Karl Marx

Acadêmicos: Henrique Roberto Miranda, Ricardo dos Santos

O Jovem Karl Marx

Sabe-se que, Karl Marx foi um grande pensador que trouxe inúmeras mudanças para a sociedade na época da industrialização e até hoje suas ideias ainda são discutidas. O filme, retrata os anos 1844 e 1848, onde Marx tenta impor suas ideias sobre a sociedade, que consistiam em teorias anticapitalistas e assim buscava trazer à tona uma sociedade igualitária, onde os trabalhadores não seriam explorados. Apesar de Karl Marx ser um burguês na época, é de se notar uma pequena hipocrisia, pois além de ser um revolucionário com poder aquisitivo tentando mudar a classe “proletária” assim dito por ele, buscava também livrá-las da injustiça do capitalismo, então é considerada a parte que ele realmente está disposto a lutar pela igualdade com o povo.

Todavia, o objetivo de Marx não era apenas favorecer a classe trabalhadora, como também acabar com os ideais absolutistas daquele período. No século XIX, onde grande parte da Europa havia se industrializado, surgiu em conjunto a classe de operários que trabalhavam para grandes magnatas donos de empresa, que nem sequer se importavam com situações insalubres, assim estes conseguiam explorar com insigne facilidade esta nova camada social. Por isso, este foi o estopim para que fosse feita uma análise com alto engajamento sobre esta parte da população que detém os meios de produção. Dessa forma, a desigualdade acabava que cresceria cada vez mais e para que isso acabasse de uma vez por todas, é imposta as ideias de Karl sobre esta camada.

A palavra “marxismo” designa ambiguamente a doutrina política feita por Karl Marx e Friedrich Engels e o método usado de análise socioeconômica é baseada no que o pensador Marx nomeou de materialismo histórico do dialético. É apresentado como componente de definição e análise da sociedade à sua produção de material. O pensamento Marxista está baseado no reconhecimento de um sistema de exploração onde a classe burguesa intitulada como classe dominante oprime a classe operária. Constituído por Karl Marx e Friedrich Engels, o marxismo fundamentou-se com base em um pensamento socialista presente na Europa industrial, com estrutura para criar uma doutrina baseada na socialização dos meios de produção e pela iniciativa de tomada de poder da classe proletária, com objetivo principal da sua libertação de um sistema explorador e capitalista.

O marxismo, na sua figura pura, defende que deve haver uma revolução inovadora pela qual a classe menos favorecida toma para si os meios de produção e o governo, suprimindo a burguesia e os seus meios de influência e manutenção do seu poder que representam os conjuntos que são chamados de infraestrutura e superestrutura. Com base nas pesquisas realizadas, deveria ser criado um estado forte e competente, com um governo intitulado como socialista, que deveria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (40 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com