TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FILME: JOVEM KARL MARX

Por:   •  5/4/2020  •  Dissertação  •  391 Palavras (2 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 2

Milena Rodrigues dos Santos

RA: N263JF5

Turma: PD5A30

FILME: JOVEM KARL MARX

O filme se passa no século XXI onde as fabricas estavam a todo vapor, uma grande exploração da força de trabalho e o empobrecimento só aumentando.

Uma das principais cenas que marca o filme, é a revolta das mulheres, que se submetiam por longas horas de trabalho expostas a acidentes e amputações nas maquinas devido ao cansaço. Eram poucos os trabalhadores que se revoltavam, por ser o único meio de sustento, tendo em vista que com a revolta era certa a demissão.

Marx, trabalhou em alguns jornais, mas era perseguido por seus textos polêmicos referentes a burguesia, materialismo dialético, e seu método de analise da sociedade, o que acabou se sobressaindo em relação as vertentes socialistas da época. Durante o exilo ele conhece Friedrich Engels, que era herdeiro de uma grande fabrica, que vivia insatisfeito com seus empregados, e a impotência em fazer qualquer melhoria conhecia á fundo a vivencia do proletariado nas fabricas, bem como essa relação trabalhador/patrão, vivenciando situações que seu pai protagonizava.

Um admirado com o outro, apesar das diferenças sociais resolveram juntar seus conhecimentos. Engel apresenta a Marx conceitos econômicos para uma maior clareza da situação que a sociedade vivia e que pudessem expandir ao maior numero de pessoas, juntando-se a chamada “Liga dos Justos”

Outra cena importante, se passa em um discurso de Marx, para um grande numero de operários sobre o salário, lucro e a contradição de interesses entre trabalhadores e patrões. Ao final passa a palavra á para weitling que era um socialista da época, que notavelmente discursava como um líder religioso, com frases decoradas de amor, paz harmonia. De longe ao final da sala Marx, sua esposa e Engels analisam com um olhar um tanto reprovador.

O filme nos mostra Marx, alem de um estudioso, um militante do movimento operário, querendo abrir os olhos daqueles que só tem de material, sua força de trabalho.

Ao final do filme diante de tantas lutas Marx aparenta uma expressão de cansaço por uma luta aparentemente perdida. Engels percebe seu desanimo e tenta motiva-ló, mostrando também que aquela classe esperava algo deles. Logo após a conversa é publicado o manifesto comunista.

Este filme e bem significante para nossos dias atuais, onde a exploração da força de trabalho ainda continua que a burguesia continua no comando é que a luta de classe ainda continua na mesma intensidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (45.1 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com