TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Considerações Do Filme 1492: A Descoberta Do Paraíso

Por:   •  17/9/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.767 Palavras (8 Páginas)  •  44 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE - UNICENTRO

SETOR DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTE

DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA

Curso: História                                                    Turma: 2° Ano 

Graduanda: Lediane Baldin                                 Turno: Matutino

ATIVIDADE

QUESTÃO 1-

O filme apresenta de uma forma geral a trajetória de Colombo, trazendo cenas desde a busca por financiamento das expedições, cenas da viagem e chegada a América, a relação com os indígenas, o declínio da fama do navegador por conta dos conflitos entre espanhóis e nativos, sua prisão, até o momento onde se dá o mérito da descoberta desse novo continente a Américo Vespúcio, além de trazer breves informações sobre uma ultima expedição que foi permitida, inserida em um conjuntos de regras que deveriam ser seguidas.

Ou seja, de forma superficial a obra consegue disseminar certo conhecimento histórico sobre o descobrimento, porém, ao se atentar mais aos detalhes é perceptível notar as imprecisões históricas voltadas a criar uma versão heroica de Colombo e mais elementos que são inseridos para fins cinematográficos, de forma a agradar a indústria cultural. Citando um destes elementos podemos notar logo no início que a trilha sonora tem grande importância para essa obra cinematográfica, permitindo inspirar a emoção do público e gerar a sensação de expectativa, ou melhor, gera a sensação de que a realização de algum acontecimento grandioso se aproxima. (ABDALA, 2008)

Seguindo, duas cenas essenciais para se observar o bom uso da trilha sonora, são a do início da expedição, momento que os barcos saem do porto e o momento em que chegam a América. Cenas bem-organizadas e longas com focos elaborados para se encaixar na sensação de acontecimento grandioso comentado anteriormente.

QUESTÃO 2-

As imprecisões históricas acabam gerando a disseminação de conhecimentos incorretos, inserido nisso pode-se apontar certas imprecisões que permitem a propagação de Colombo como um homem bom e injustiçado que teve apenas boas relações com os povos originários. O filme apresenta uma chegada pacífica e uma boa correlação de culturas, sem confronto ou tanto estranhamento, diferenciando-se do escrito por Oscar que comenta que

Nas regiões onde viviam sociedades indígenas portadoras de culturas primitivas, as populações nativas foram expulsas ou massacradas porque seu fraco potencial de trabalho e a ausência de excedentes de produção tornavam esses grupos inadequados aos interesses dos conquistadores. Essa modalidade de conquista ocorreu nas Antilhas, Argentina e Uruguai, além de outras áreas de colonização européia na América. (OSCAR, 2000).

Ou seja, uma reação contrária a pacífica que geralmente é transmitida, sendo na verdade uma reação violenta e assassina.

Continuando, além dessa também vemos e ouvimos um trecho do filme em que o narrador observador ao filme relata e ressalta que Colombo teria afirmado que os indígenas deveriam ser respeitados, não devendo haver estupros, nem matança ou qualquer tipo de atrocidades como essas. Trazendo como contraponto os relatos que contam que ele se sentia no poder e no direito de presentear demais homens das suas embarcações, os quais usavam destas mulheres para colocar desejos em execução e na maioria das vezes sob força bruta, violando-as, como a descrição de Michele da Cuna na qual ele diz assim:

 Quando estava na barca, capturei uma mulher caribe belíssima, que me foi dada pelo dito senhor Almirante e com quem, tendo-a trazido à cabina, e estando ela nua, como é costume deles, concebi o desejo de ter prazer. Queria pôr meu desejo em execução, mas ela não quis, e tratou-me com suas unhas de tal modo que eu teria preferido nunca ter começado. Porém, vendo isto (para contar-te tudo, até o fim), peguei uma corda e amarrei-a bem, o que a fez lançar gritos inauditos, tu não terias acre ditado em teus ouvidos. Finalmente, chegamos a um tal acordo que posso dizer-te que ela parecia ter sido educa da numa escola de prostitutas. (Relato transcrito por Todorov, 1983)

Enfim, contrariando a narração do filme a realidade e os relatos passam a ter grande importância na comprovação de que Colombo violava indiretamente os indígenas, homens ou mulheres, através do ato de desrespeitar a liberdade e o governo dos próprios corpos, impondo a escravidão e a objetificação dos indivíduos.

Por último, há mais um aspecto que é colocado justamente para reforçar a imagem heroica de Colombo, o episódio de chegada da expedição na América inserido em um cenário com a terra encoberta por neblina/nevoeiro, a qual se dissipa vagarosamente como uma cortina que se abre e assim se descobre um novo mundo,  uma cena com grande foco na emoção dos navegadores ao enxergarem solo, por estarem já a cerca de 70 dias no mar, cena longa e com o uso de câmera lenta, além de ser propositalmente feita durante um nascer do sol, para garantir uma imagem ilustre e memorável que remete a um momento muito importante. Neste quesito, pode-se refutar essa ação usando do trecho da obra Diários da descoberta da América: as quatro viagens e o testamento evidencia que

Às duas horas da madrugada surgiu terra, da qual estariam apenas duas léguas de distância. (…) chegando a uma ilhota que em língua de índios se chamava “Guanahani”. Logo apareceu gente nua, e o Almirante saiu rumo à terra de barco (…) O Almirante empunhou a bandeira real e os comandantes as duas bandeiras da Cruz Verde (…). Ao desembarcar viram árvores muito verdes, muitas águas e frutas de várias espécies. (…) Logo se viram cercados por vários habitantes da ilha. (COLOMBO, 1999, p.51-52).

Em suma, as embarcações chegam à terra em meio a madrugada, sem trilha sonora, céu alaranjado ou câmera lenta.

QUESTÃO 3 e 4-

O cinema, por se tratar de um produto comercial bastante conhecido e com certa facilidade no acesso, veio se tornando essencial na disseminação de ideais e conhecimentos, como exemplo os aspectos históricos. Usando da fala de Rosenstone (2010) “(...) tem-se como princípio de que um filme é um filme, uma produção artística e comercial; não um trabalho produzido segundo os ditames acadêmicos.” Constata-se que, como o cinema volta-se para o consumo e lucratividade, geralmente são inseridos elementos específicos com intuito de atrair espectadores, sendo elementos que podem não estar presente na história de fato. Posto isso, por se referir a um produto comercial e artístico, o cinema não tem a obrigatoriedade de pautar-se em vestígios históricos ou apresentar certa fidedignidade. Sendo escolha do diretor incluir ou não um historiador na produção, e também sendo de sua determinação agregar ou não todas as informações trazidas pelo profissional.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (101.1 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com