TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Fake News

Por:   •  29/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  810 Palavras (4 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 4

    As Fake News é um termo em inglês e é usado para referir-se a falsas informações divulgadas. As Fake News são um mal que atinge em cheio a democracia e a sociedade em geral, as notícias falsas são usadas de maneira a manipular opinião pública através do apelo emocional, seu intuito não é de informar, mas sim prejudicar alguém, espalhar pânico, conseguir apoio da população em alguma tomada de decisão que necessite de aprovação pública. A internet é o meio mais usado para a disseminação de notícias falsas, por sua velocidade e alcance, atingindo públicos diversos.

   A imprensa internacional começou a usar com mais frequência o termo Fake News durante a eleição de 2016 nos Estados Unidos, na qual Donald Trump tornou-se presidente. Na época em que Trump foi eleito, algumas empresas especializadas identificaram uma série de sites com conteúdo duvidoso. A maioria das notícias divulgadas por esses sites explorava conteúdos sensacionalistas, envolvendo, em alguns casos, personalidades importantes, como a adversária de Trump, Hillary Clinton. O intuito dessas notícias eram desmoralizar a candidata adversária para que Trump garantisse o maior número de votos possível para que ele se elegesse presidente americano.    

Outra notícia falsa disseminada foi em relação a vacina tríplice (caxumba, sarampo e rubéola) que começou a circular quando o médico britânico Andrew Wakefield, um gastroenterologista, publicou um artigo no jornal Lancet, em 1998, a respeito do tratamento de crianças diagnosticadas com autismo. Wakefield afirmava que tais crianças desenvolveram o distúrbio neurológico após receberem a vacina.

O médico era, na verdade, um vigarista que havia arquitetado a farsa após ser pago por um grupo que pretendia, após espalhar o pânico entre os pais que por medo dos supostos danos causados pela vacina deixaram de vacinar seus filhos, processar a indústria farmacêutica. O jornal retirou o artigo e Wakefiled foi impedido de exercer a profissão.

    Já no Brasil uma das Fake News mais conhecidas foi o chamado “Plano Cohen”. O Plano Cohen foi uma suposta tentativa de tomada do poder por parte dos comunistas, em 1937. Ele foi denunciado por Vargas através de uma emissora de rádio e foi utilizado como justificativa para o golpe de Estado que instalou a ditadura do Estado Novo, em 10 de novembro de 1937. Anos depois, comprovou-se a falsidade do plano e que sua real intenção era servir de justificativa para Getúlio Vargas instalar uma ditadura no Brasil. Mas o Plano Cohen na verdade era um documento falso forjado pelo exército para criar pânico na população e legitimar o golpe de estado dado pelo então presidente Getúlio Vargas.

   As Fake News têm causado muitos danos a sociedade pois o objetivo de quem as dissemina é manipular a opinião pública, causar pânico, humilhar e desmoralizar publicamente alguma pessoa ou grupo de pessoas, instituições públicas entre outras. Trazendo como consequência descredibilidade em vacinas, na eficiência do poder público, na índole e no caráter de pessoas públicas ou comuns. Uma das consequências mais graves causadas pelas notícias falsas é o linchamento público de pessoas inocentes que em alguns casos acabam com a morte do falso acusado.

   Em minha comunidade um boato foi disseminado envolvendo dois moradores, até então amigos. Segundo o boato o morador “A” havia incentivado ou melhor dizendo, oferecido sua tia para um romance amoroso para o morador “B” que era casado.  Esse boato causou uma briga entre as famílias de “A” e de “B” ao ponto que “A” foi agredido fisicamente com um facão por “B”. Alguns meses após as agressões descobriu-se que “B” pediu para “A” apresentar-lhe sua tia pois tinha um interesse na mesma, mas “A” recusou-se alegando que “B” era casado e que tal pedido lhe causaria muitos problemas caso a esposa de “B” descobrisse. E foi o que aconteceu a esposa de “B” descobriu o romance e quando “B” questionado pela esposa “jogou a culpa” do romance em seu amigo, dizendo que o mesmo havia incentivado e insistido no romance de “B” com sua tia.    

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (38.7 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com