TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Praticas de Ensino

Por:   •  30/10/2023  •  Trabalho acadêmico  •  4.337 Palavras (18 Páginas)  •  24 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1]

 

 

LICENCIATURA EM HISTÓRIA

 

 

 

PRÁTICA DE ENSINO: REFLEXÕES (PE:Refl)

 

 

 

 

 

POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1

AVALIAÇÃO CRÍTICA DAS CINCO AULAS

 

 

 

 

 

André Eduardo Gomes RA: 2006682

 

 

 

 

 

  Polo Marquês - SP  

2023

AVALIAÇÃO CRÍTICA DA 1a AULA

Disciplina: História

Tema da aula: Idade Moderna – Compreender as características do humanismo

Nível de Ensino/ Turma/ Série: 2º ano do ensino médio

  1. Os objetivos da aula ficaram claros? Comente.

Sim, consegui entender o objetivo durante a aula. Os educadores apresentaram o conteúdo de forma didática e enriqueceram a exposição com imagens adequadas ao contexto contemporâneo. Ele explicou habilmente as características essenciais e traçou paralelos que são relevantes hoje. A maioria dos alunos manifestou interesse, mas num ambiente onde o fluxo das explicações do professor era ocasionalmente interrompido, foi inevitável lidar com algumas divagações. Ele teve que intervir para reorientar. Nesse cenário, os alunos também demonstraram participação ativa, participando de discussões sobre o tema e expressando suas ideias de forma rica.

  1. Qual o tipo da aula ministrada (expositiva clássica, expositiva dialogada, prática, laboratório, videoaula)? Explique como foi o desenvolvimento da aula.

A aula ministrada foi da forma explicativo interativo. Ao desenvolver a aula, os educadores optaram por uma abordagem que incentivasse o diálogo contínuo com os alunos. Primeiramente, utilizamos recursos visuais como imagens relevantes à época para apresentar o conteúdo de forma estruturada e detalhada. O objetivo dessa estratégia foi tornar o conteúdo mais específico e de fácil compreensão para os alunos. Durante a apresentação dos materiais, os educadores incentivaram os alunos a tirar dúvidas e expressar suas opiniões. Isso criou um ambiente participativo onde os alunos se sentiram seguros para expressar suas opiniões e fazer perguntas. Além disso, o educador conectou adequadamente o conteúdo apresentado com aspectos modernos, mostrando como as informações históricas ainda são relevantes nos dias de hoje. Embora a maioria dos alunos tenha participado de forma construtiva, houve momentos durante a aula em que os alunos conversaram entre si e se distraíram.

Os educadores lidaram com essas interrupções de forma diplomática e voltaram sua atenção para o assunto em discussão. O destaque do curso foi a discussão aberta após a primeira apresentação. Os alunos tiveram uma discussão profunda e trocaram diferentes perspectivas e ideias sobre este tema. Através desta abordagem expositiva interativa, os objetivos do curso foram alcançados através da criação de um ambiente que estimula o pensamento crítico, a interação e a compreensão profunda do conteúdo.

  1. Os estudantes mostraram-se interessados? Como isso ficou evidenciado?

certamente. Os alunos demonstraram grande interesse durante as aulas e demonstraram seu sucesso de diversas maneiras. Primeiro, muitos alunos permaneceram concentrados na apresentação do professor. Suas expressões faciais e postura mostraram que eles estavam engajados e prestando atenção ao conteúdo.

 A professora explicou que alguns alunos estavam tomando notas e ficaram motivados a registrar pontos importantes para revisão posterior. Além disso, vários alunos fizeram perguntas apropriadas e pertinentes durante a aula.

  1.  Essas perguntas demonstram que você deseja aprofundar sua compreensão e conectar o material apresentado à sua própria experiência e conhecimento prévio. Este tipo de interação demonstra claramente interesse à medida que os alunos participam ativamente da discussão. Na discussão que se seguiu, foram observados mais sinais de interesse dos alunos. Nesta parte da aula, os alunos não só partilharam as suas próprias perspectivas, mas também responderam e desenvolveram as ideias dos seus colegas. Isto sugere que eles não estavam  apenas ouvindo, mas  processando informações de forma crítica e participando ativamente da discussão. Contudo, é importante notar que apesar do interesse geral, houve momentos ocasionais de conversa paralela que  interromperam o fluxo da aula. Isto pode indicar que, embora a maioria dos alunos estivesse interessada, alguns podem ter perdido temporariamente o foco. Momentos como esses exigiam a intervenção dos educadores para recuperar a atenção. No geral, há sinais claros de que toda a turma está a demonstrar interesse  através da atenção, participação, perguntas, discussão, etc., indicando que os objectivos da turma estão a ser alcançados de forma eficaz.Parte superior do formulário
  2. Foram utilizados recursos audiovisuais ou outros recursos? Quais? Foram utilizados adequadamente? Justifique.

Sim, recursos audiovisuais foram empregados de maneira adequada para enriquecer a aula e facilitar a compreensão do conteúdo. Durante a exposição, o educador utilizou imagens relacionadas à época em questão.

Essas imagens funcionaram como recursos visuais que complementaram a explicação verbal do educador. Ao apresentar visualmente exemplos do que estava sendo discutido, os alunos puderam criar conexões mais concretas com o conteúdo, tornando-o mais palpável e fácil de assimilar.

O uso desses recursos audiovisuais também permitiu ao educador estabelecer um paralelo entre o passado e o presente, demonstrando como certas características da época ainda podem ser observadas nos dias de hoje. Isso ajudou os alunos a perceberem a relevância contínua do conteúdo histórico e a aplicação prática das informações apresentadas.

No entanto, embora os recursos audiovisuais tenham sido empregados de maneira eficaz, é importante mencionar que houve momentos em que conversas paralelas ocorreram enquanto as imagens estavam sendo exibidas. Isso pode ter afetado a atenção dos alunos e interferido temporariamente na compreensão completa das informações visuais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.2 Kb)   pdf (175.8 Kb)   docx (51.7 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com