TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As benzedeiras Patrimônio Cultural

Por:   •  21/5/2023  •  Projeto de pesquisa  •  1.022 Palavras (5 Páginas)  •  33 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

NOME DO CURSO

Disciplina:Patromonio Cultural e Museus

PatrimoPatrimôniPatromo

Tutor:  Edgar Bruno Franke Serratto

RA:

8057369

Aluno(a):Maria Ines Silvestre de Paiva

Turma:

Unidade:

        

        BENZEDEIRAS

1. APRESENTAÇÃO

Desde a apresentação do pré-projeto cultural feito por Mario de Andrade em 1930, projeto que deu inicio à lei de  tombamento,  conjeturava a relevância da cultura por meio das manifestações culturais.  Tanto Mario de Andrade quanto Câmara Cascudo consideravam  estas tradições culturais como fenômenos sociais.  Tudo isto constitui o patrimônio historio, alem claro da arquitetura, bens móveis, festas tradicionais. Segundo Baltazar (2011) o patrimônio é o  conjunto de todos os bens  materiais e imateriais que formam a identidade cultural de um povo.

Com o avanço da tecnologia, o homem moderno tende a olhar com certo desprezo a toda essa antiguidade e considerá-la ultrapassada,  obsoletos e desprovidos de validade. No entanto toda “antiguidade obsoleta faz parte da herança histórica e deve ser preservada. Como citou Vieira (2004), não trata  apenas de recuperar monumentos e obras do passado e transforma –los em produto turístico. E preservar os meios, a historicidade dos autores que fizeram parte da  construção destes patrimônio.  

Mesmo com todo avanço  da medicina, certas práticas tradicionais continuam presente em meio á população, principalmente nas cidades interioranas, as benzeções. No município mineiro de Araguari, certa manifestação cultural junto ao congado e à religiosidade latente da região, faz parte deste patrimônio uma prática milenar, o ato de benzer e suas benzedeiras, digo benzedeiras pelo fato de a maioria serem  mulheres.

Por meio de pesquisa e de entrevista indireta com dois protagonistas desta historia, podemos conhecer um pouco mais da vivência, do saber e da fé que os move.

2.  OBJETIVOS

dentre os objetivos a ser apresentados por meio deste projeto destaca se:

  • O conhecimento da cultura regional que faz parte da história da população que constitui a região ou município.
  •  conhecimento e valorização da diversidade religiosa e cultural, desprendendo e toda forma de preconceito
  • Aprender a diferenciar saber e cultura de prática religiosa e valorizar as diferentes práticas por meio do saber e da historicidade de cada uma.
  • Conhecer e respeitar o modo de vida de diferentes grupos sociais, em diversos tempos e espaços, em suas manifestações culturais, econômicas, políticas e sociais, reconhecendo semelhanças e diferenças entre eles;
  • Reconhecer mudanças e permanências nas vivências humanas, presentes na sua realidade e em outras comunidades, próximas ou distantes no tempo e no espaço;
  • Valorizar o patrimônio sociocultural reconhecendo-a como um direito dos povos e indivíduos e como um elemento de fortalecimento da democracia

2- JUSTIFICATIVA

Conhecer para  respeitar

O que move toda esta ação religiosa e  cultural é a fé. A fé por meio da oração, por meio de seus guardiões, santos e anjos.  Há uma lista de males que segundo as benzedeiras podem ser curadas por meio da benzeção.  “A presença da mulher é marcante no mundo da crendice e é ela, numa maioria quase absoluta, que conhece o segredo das palavras e dos gestos capazes de exorcizarem o mal” (Gomes & Pereira, 1989:16). Nesta região elas são a maioria absoluta.  Males do corpo e da alma, como o quebranto, mau-olhado, olho gordo, inveja, espinhela caída, cobreiro, feridas no corpo, dores de cabeça e tantas outras.  Geralmente todos os benzedores praticam a fé católica e fazem uso das imagens que representam estas entidades durante as orações.  Todos dizem ser apenas um instrumento nas mãos de Deus.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (115.7 Kb)   docx (414 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com